terça-feira, 13 de setembro de 2011

Piercings, Tatoos, Bronzeados...Perigos para a pele? (2)

Seguindo o planejado...vamos analisar textos e informações sobre estes assuntos, antes de expressarmos nossas opiniões. Abaixo um link para um esquema que mostra a complexidade dos tecidos que compõem a nossa pele.
Devemos manter sempre em mente este pequeno texto inicial, pois, assim podemos analisar qual (ou quais) os efeitos de cada caso (ou ainda quais estruturas são afetadas):

PELE PARA TODA OBRA
O mais versátil órgão do corpo humano não tem sequer 2 milímetros de espessura
por Lúcia Helena de Oliveira (Revista Superinteressante)
Como se fosse uma carapaça blindada, deixa de fora os raios solares e todo provável inimigo. Mantém a temperatura ideal: guarda o calor nos dias frios e o frio nos dias quentes. Reserva água para ser usada sempre que necessário e controla a pressão sangüínea. Produz vitamina e elimina substâncias tóxicas. Capta uma diversidade de informações do ambiente e transmite outras. E dá ainda ao corpo todo o seu contorno e relevo. Por baixo de sua aparente simplicidade, a pele é o mais versátil órgão humano, além de tão vital quanto o coração. Com toda essa importância, na verdade, todos deveriam saber o que é estar na própria pele.
Embora seja uma engrenagem literalmente finíssima - sua espessura vai de 0,4 a 2 milímetros abriga uma série de estruturas, como nervos, glândulas e músculos, cada qual com funções bastante especializadas. Esticada da cabeça aos pés, a pele humana cobriria uma área de até 2 metros quadrados. Mas, certamente, ela não se estenderia por igual, feito um balão de gás que se enche: ora seria mais fina, ora mais áspera. Isso porque, a pele não se pauta pela rigidez — ao contrário, se adapta à parte do corpo que reveste.
Um adulto perde diariamente cerca de 15 gramas de células epiteliais, como são chamadas as células da pele; é, em todos os sentidos, uma perda imperceptível: desde que se formam, na primeira semana de vida do feto, essas células se renovam sem parar. Toda essa atividade, que só termina com a morte, é para produzir a queratina, uma proteína impermeável que não permite a saída da água, que compõe 70 por cento do organismo humano.
Por isso, na verdade, por mais que uma pele rosada aparente estar cheia de vida, tudo o que se pode ver dela é uma camada de células mortas. As células vivas e arredondadas da epiderme, como é chamada a camada exterior da pele, nascem cerca de meio milímetro abaixo da superfície. Começam a subir gradativamente, empurradas por novas células param de nascer.
A epiderme, por sua vez, tem quatro camadas; as células saem da mais interior delas, a camada germinativa, rumo à camada de Malpighi, onde assumem uma aparência espinhosa; depois, sobem em direção à camada granulosa da epiderme, onde se inicia a formação da queratina, a partir da transformação de certas proteínas; a queratina, vai matando as células aos poucos, tomando o espaço dos seus núcleos. As células chegam mortas à última camada, a córnea, e, de tanto ser empurradas, ficam achatadas como escamas. Onde a pele é mais grossa, como na sola dos pés e na palma das mãos, podem existir camadas extras. De qualquer forma, todo o ciclo de vida da célula epitelial não dura mais de 21 dias.
Por último, mais não menos importante (DICA): Quando alguém se sente atraído por alguém e diz que o motivo é "coisa de pele" sabe exatamente o que está falando. Para começar, através das terminações nervosas cutâneas, pode-se experimentar a sensação das carícias. Aliás, pele e carinho se associam desde os primeiros dias de vida, pois é pelos afagos e pelo calor transmitido pela pele dos pais que a criança experimenta segurança e conforto. 
Quando uma pessoa se sente atraída por outra, a pele envia sinais que muitas vezes passam despercebidos, mas nos quais sedutor e seduzida (ou vice-versa) deveriam prestar mais atenção. As palmas das mãos tendem a ficar úmidas porque ali aumenta a produção de suor. Enfim, o rosto de quem está apaixonado tende a ficar mais corado, graças a um aumento da circulação sangüínea na superfície cutânea — talvez seja essa coloração rosada o que se costuma chamar "ar de felicidade".
Os demais posts são direcionados para cada um dos casos (piercieng, peeling, tatoo, bronzeado).

28 comentários:

  1. Por isso, na verdade, por mais que uma pele rosada aparente estar cheia de vida, tudo o que se pode ver dela é uma camada de células mortas.

    Por que quando agente pega sol,pensamos que só fica bonita (o) e tudo mais ... Há celúlas mortas por que o Raio Ultravioleta queima elas, e assim acabam morrendo.Mais na verdade isso faz muito al, mais do que nós imaginamos, pois pode dar Cancer de pele, entre outras doenças. Embaixo dessa "cor rozada" existem várias celular mortas, que nós nunca imaginamos que possam existir. Não tomamos muito cuidado com a nossa pele pois sempre pensamos que isso é o de menos. Então tome mais cuidado com o corpo, a saúde , e a pele de cada um de vocês, pois não imaginamos o que possa acontecer!
    Mariana Araújo e Isabela Nunes

    ResponderExcluir
  2. Por isso, na verdade, por mais que uma pele rosada aparente estar cheia de vida, tudo o que se pode ver dela é uma camada de células mortas.

    A camada superficial da pele é feita apenas de células epiteliais mortas. Bactérias e vírus não passam por ela. Ela é a nossa armadura contra vírus e bactérias. Porém, algumas ainda passam, mas a maioria só entra por região de mucosa (nariz, boca, olhos). As células vivas da pele, crescem meio milímetro abaixo da pele vísivel. Como no banho, nós retiramos o excesso de células epiteliais, as novas células, vão gradativamente subindo para a pele vísivel. A pele também abriga vários tipos de leucócitos; e também há linfócitos que respondem ao aviso de que há um invasor entrando no corpo (lembre-se, um tipo de anticorpo para cada tipo de invasor.). Ela também tem os produtores de melanina, que protegem contra os raios UV. É sempre necessário tomar muito cuidado com a pele, para sempre aumentar a proteção.

    Ricardo Carvalho e Hugo Santana

    ResponderExcluir
  3. A maioria das pessoas pensam que quem tem uma pele bem rosada está saudável,mas aí que elas se enganam.Aquela parte rosada é células que já estão mortas que servem pra proteger protecção do organismo das ameaças externas físicas,também serve para regular a temperatura do corpo,ela também exerce função imunológica,ajudando a proteger de antígenos,a pele também é um órgão sensorial, constituindo o sentido do tacto.Por isso, temos que cuidar do nosso corpo porque nem tudo que parece é.

    ResponderExcluir
  4. Concluímos que na parte rosada que olhamos da pele é constituída de células mortas mantendo assim uma boa proteção.
    Maryklecia Nogueira, Fernanda Brito, Valdete Andrade.

    ResponderExcluir
  5. "O mais versátil órgão do corpo humano não tem sequer 2 milímetros de espessura." A pele é o único órgão que reveste todo o corpo humano. As vezes a pele pode aparentemente estar saudavel porém, está cheia de células mortas.

    Raíza Fernanda, Rafaela Rayol e Andréa Almeida :P

    ResponderExcluir
  6. Por ser o maior orgão do corpo humano, a pele adapta-se à parte do corpo que reveste podendo ser mais fina, mais grossa, mais áspera ou mais macia. Adaptando-se sempre à necessidade do corpo humano e ao local que revestirá. E também, por ter apenas 2mm de espessura suas células duram apenas 21 dias produzindo cada vez mais e mais células para revestir, é constado também que o ser humano já na fase adulta perde cerca de 15g de células por dia. Portanto, para melhorar o desempenho é melhor que hidratemos e cuidemos de nossa pele !
    Bia G. e Dani S.

    ResponderExcluir
  7. A pele e um dos orgãos mais importates do corpo e é comparada com o coração,a pele não possui mais de 2 milímetros de espessura. Mas apesar de ser tão fina, ela se adapta a parte do corpo em que se localiza como: nas mãos e nos pés ela tem umas camada a mais.Ao contrario do que muitos pensam ao ver uma pele rosada que estão vendo a estrutura epitelial por enteiro mais a pele nao e somente esta camada superficial mais também exite a epiderme que se divede em 4 camadas e que nascem todos os dias milhões e milhões de celulas novas oque so acaba com a morte do individuo.
    Luis Adriano e Rômulo franklin

    ResponderExcluir
  8. "Por isso, na verdade, por mais que uma pele rosada aparente estar cheia de vida, tudo o que se pode ver dela é uma camada de células mortas."
    A pele, tecido epitelial é composto por milhões de células mortas, e por mais que a pele rosada pareça saudável ela pode estar contaminada e nao muito bem cuidada, por isso nem sempre uma boa aparencia da pele quer dizer que ela esteja com saúde.
    Muitas pessoas nao cuidam e protegem a sua pele e podem nao perceber se tiver alguma doença ou problema, por isso é necessário visitar o dermatologista regularmente, e tomar as devidas precauçoes como, usar protetor solar sempre que se expor ao sol, evitar de tomar sol depois do meio-dia, entre outros. cristine, yasmin mohana, camila

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O mais versátil órgão do corpo humano não tem sequer 2 milímetros de espessura

    A pele tem funções como:Homeotermia,Eliminação de excretas, percepção(sensorial), Proteção, Imunologia, Renovação e Preparação, mesmo tendo 2 milímetros de espessura.

    Mayrlla, Juliana e Thaynã

    ResponderExcluir
  12. "O mais versátil órgão do corpo humano não tem sequer 2 milímetros de espessura."Isso significa que a nossa pele é muito frágil, e qualquer coisa ela pode trazer vários problemas.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Por isso, na verdade, por mais que uma pele rosada aparente estar cheia de vida, tudo o que se pode ver dela é uma camada de células mortas:
    A camada da pele que vemos é chamada epiderme e esta é composta apenas por células mortas, essas células morrem para que os vírus não se reproduzam, e, além disso, essa camada forma uma substância chamada queratina que impede com que a água "vaze" do nosso corpo, outro mecanismo de defesa do ser humano.

    ResponderExcluir
  15. "O mais versátil órgão do corpo humano não tem sequer 2 milímetros de espessura"
    Isto indica que mesmo a pele tendo apenas, no máximo, 2 milímetros de espessura, ela protege bem o corpo humano, do pé até o rosto.

    Brenno Carlos,Pedro Poty,Tiago De Laroche.

    ResponderExcluir
  16. "Isso porque, a pele não se pauta pela rigidez — ao contrário, se adapta à parte do corpo que reveste."
    É interessante saber como a pele é um órgão versátil e se adapta as condições do nosso corpo em relação ao ambiente e abriga estruturas de funções especificas.
    Anderson Lucas e Maria da Graça-9° ano A

    ResponderExcluir
  17. A pele se adapta à parte do corpo que reveste:
    Este é um mecanismo de defesa do ser humano, a pele gruda-se no local o qual ela reveste para que a carne não fique exposta e assim não faça com que vírus e bactérias se infiltrem em nosso corpo,pois a pele dificulta sua entrada.

    ResponderExcluir
  18. Mantém a temperatura ideal: guarda o calor nos dias frios e o frio nos dias quentes. Reserva água para ser usada sempre que necessário e controla a pressão sangüínea. Produz vitamina e elimina substâncias tóxicas. Capta uma diversidade de informações do ambiente e transmite outras. E dá ainda ao corpo todo o seu contorno e relevo." Resumindo, a pele é um dos orgãos mais importantes ! " Bianca V., Lorena P., Mariana P.

    ResponderExcluir
  19. O mais versátil órgão do corpo humano não tem sequer 2 milímetros de espessura:
    A pele é um órgão muito fino, porém, altamente versátil já que ela desempenha várias funções, podendo ser considerada o órgão mais versátil, além do mais fino.
    Aléxandros e Bryan - 9º ano A

    ResponderExcluir
  20. "Pele para toda obra o mais versátil orgao do corpo humano"
    Essa versatilidade se deve já que a pele humana tem inumeras funções entre elas estão:revestir o esqueleto, proteger orgãos vitais, mas algumas pessoas cometem erros ao colocar piercings e tatuagens algumas se descuidam e a pele infecciona.Felipe, Malta e Bruno Silva.

    ResponderExcluir
  21. A pele , como diz no texto, é um órgão essencial assim como o coração. "Como se fosse uma carapaça blindada, deixa de fora os raios solares e todo provável inimigo. Mantém a temperatura ideal: guarda o calor nos dias frios e o frio nos dias quentes. Reserva água para ser usada sempre que necessário e controla a pressão sangüínea. Produz vitamina e elimina substâncias tóxicas". Por isso, é necessário muitos cuidados com ela. Devemos usar protetor solar todos os dias para evitar manchas na pele (:

    Tatiana e Ivy.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. A pele é um orgão de extrema importância para o nosso corpo, pois ela tem muitas funções para ele: "Como se fosse uma carapaça blindada, deixa de fora os raios solares e todo provável inimigo. Mantém a temperatura ideal: guarda o calor nos dias frios e o frio nos dias quentes. Reserva água para ser usada sempre que necessário e controla a pressão sangüínea. Produz vitamina e elimina substâncias tóxicas" . Por isso, não devemos agredi-la e é necessário protegê-la.

    Bárbara, Larissa e Jéssica. :3

    ResponderExcluir
  24. Apesar de ser um camada fina ,a pele é responsavel pela proteção da parte externa do nosso corpo ,assim se adaptando qualquer parte do corpo. Na camada mais interna as células estão vivas , enquanto na externa as célualas estão mortas , porque elas servem como proteção do corpo . Por isso , devemos proteger a pele.
    Adrienne e Mariana C.

    ResponderExcluir
  25. PELE PARA TODA OBRA
    O mais versátil órgão do corpo humano não tem sequer 2 milímetros de espessura

    A pele é um orgao muito importante para o nosso dia-a-dia, porque ela nos protege de muitas coisas como por exemplo: os raios solares e é a pele tambem mantem a temperatura ideal para o nosso o corpo
    PAULO SERGIO 9º ANO C

    ResponderExcluir
  26. "O mais versátil órgão do corpo humano não tem sequer 2 milímetros de espessura. (...) Se adapta à parte do corpo que reveste."

    A pele é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Reveste o corpo inteiro e tem 2 cm de espessura. Nem toda vez que a pele aparenta estar "saudável", ela está.. um exemplo é quando ela esta rosada e aparentemente com "vida", isso pode ser uma camada de células mortas

    ResponderExcluir