terça-feira, 13 de setembro de 2011

Peeling (2)

Como funciona e quais os tipos de peelings ?
 
O termo peeling vem do inglês e refere-se ao ato de descascar. Quando aplicado à medicina, entende-se como a descamação da camada superficial da pele (epiderme). Existem basicamente três tipos de peelings: químico, mecânico e laser, sendo que todos tem o mesmo propósito, descamar a epiderme. O peeling químico funciona “queimando” as células da epiderme e o grau de “queimadura” depende das concentrações dos ácidos utilizados. O peeling mecânico (cristal, diamante) funciona “lixando” as células da epiderme e o laser também remove as células através de uma lesão térmica. É importante frisar que o peeling não é um procedimento banal, pois se não utilizado corretamente, pode gerar lesões graves na pele. Por isto, recomenda-se a realização por profissionais médicos devidamente habilitados.  
[Fonte: http://www.capillus.med.br/como-funciona-e-quais-os-tipos-de-peelings.html]

Ao criar uma ferida controlada da pele, os esfoliantes químicos substituem a epiderme em sua totalidade ou parcialmente, e podem induzir uma remodelagem do colágeno, o que contribui para melhorar as lesões decorrentes da exposição ao sol, as rugas, as anomalias pigmentares e as cicatrizes. Existem 3 tipos de peeling que agem de forma diferente em função da profundidade de penetração do agente esfoliante: o peeling superficial, o peeling médio e o peeling profundo.
A dor depende do tipo de peeling. Quase indolor, quando é superficial, ele pode acarretar uma dor comparável a uma queimadura quando é mais profundo.
Dependendo do tipo de peeling, o número de sessões necessárias pode variar de 4 a 6, com intervalos de 2 a 4 semanas entre cada uma.
Em função de sua profundidade, os peelings podem ser indicados para melhorar a qualidade da pele, as manchas de pigmentação, as irregularidades de superfície, as rugas, a perda de elasticidade, as cicatrizes e a acne.
Sua/seu dermatologista, quando da primeira consulta, fará um diagnóstico em função de sua pele e de suas expectativas, a fim de definir o peeling adequado.
Após um peeling superficial, é possível retomar as atividades normais uma hora depois, com uma maquiagem adequada. No caso dos peelings médios ou profundos, o afastamento social pode ser de alguns dias a algumas semanas.
No caso dos peelings superficiais, não há nenhum afastamento social, pois observa-se apenas uma leve descamação. Entretanto, algumas pessoas com pele sensível podem sentir uma leve irritação, notadamente em torno dos olhos e das narinas. No caso dos peelings médios observa-se uma descamação da pele que pode variar de 3 a 6 dias. Os peelings profundos requerem 7 dias de máscara oclusiva e observamos a tonalidade rosada do rosto por várias semanas. É possível fazer um tratamento de peeling 1 a 2 vezes durante o ano, em função do tipo de peeling. 
[Fonte: http://biomedicbrasil.com.br/_pt/_br/tools/faq.aspx#]

12 comentários:

  1. Como o nome ja diz, refere-se ao ato de descascar,isto é,descamando a epiderme.Existem 3 tipos de peelings sendo o peeling superficial,o peeling médio e o peeling profundo,e cada um gera um risco diferente para cada tipo de pele.
    Hoje em dia o peeling está sendo muito procurado pelas pessoas,pois,os raios solares andam muito fortes,causando manchas na pele das pessoas.

    Beatriz Leal e Karla Karolainy

    ResponderExcluir
  2. "Os piercings podem ser muito perigosos quando colocados em áreas formadas por cartilagens. Na língua, é possível até que abalem a estrutura dos dentes" (portal da familia). Algumas partes do corpo são muito perigosas para a colocação de piercings. A falta de higiene na hora de fazer o furo pode causar problemas e a escolha do local é de grande importancia tambem. Sem falar que nas areas mais vascularizadas o risco de infecção é menor, pois no sangue existem glóbulos brancos que podem proteger.
    Pâmela Furtado e Leonardo Mateus

    ResponderExcluir
  3. O peeling consiste na descamação da camada superficial da pele. Existem três tipos de peelings: químico, mecânico e laser,mas, todos tem o mesmo objetivo. O peeling quando não usado de maneira correta pode acarretar lesões na pele, por isso deve-se fazer com um especialista.
    Dependendo do tipo de peeling, o número de sessões necessárias pode variar de 4 a 6, com intervalos de 2 a 4 semanas entre cada uma.
    É possível fazer um tratamento de peeling 1 a 2 vezes durante o ano, em função do tipo de peeling.
    -
    Beatriz Maria e Sara Rezende

    ResponderExcluir
  4. O mais versátil órgão do corpo humano não tem sequer 2 milímetros de espessura :
    Que é um dos orgãos mais importante para nos,mais nem parece porque so tem 2 milímetros de espessura,ele serve pra proteger nosso corpo, controla a pressão sangüínea, produz vitamina e elimina substâncias tóxicas.
    - Andréa Monteiro, Matheus Maia e Dayane Serra .

    ResponderExcluir
  5. Peeling é um processo utilizado para clareamento facial, tendo a opção tres métodos para realização: químico, mecânico e laser, sendo que todos tem o mesmo propósito, descamar a epiderme.
    A descamação substitui serve para substituição da epiderme assim melhora as lesões faciais.
    Luan Mascarenhas e Lucas Belo

    ResponderExcluir
  6. O peeling é um procedimento desnecessário, pois precisamos da epiderme que possui células mortas para evitar o contato com corpos estranhos, funcionando como uma capa protetora.Sendo assim, quando retiramos a epiderme, a nossa pele estará muito exposta e a chance de adoecer vai ser muito maior. Contudo, a pele vai precisar sempre de cuidados e limpeza.

    - Gabriela, Eduardo, Natália

    ResponderExcluir
  7. Existem 3 tipos de peeling que agem de forma diferente em função da profundidade de penetração do agente esfoliante: o peeling superficial, o peeling médio e o peeling profundo.
    O peeling é um bom aliado quando praticado com um especialista, a não ser pode trazer serios problemas a saúde.
    Bianca V., Lorena P., Mariana P.

    ResponderExcluir
  8. "É importante frisar que o peeling não é um procedimento banal, pois se não utilizado corretamente, pode gerar lesões graves na pele."

    Algo importante lembrar que deve ser feito por profissionais,pois esse é um procedimento MUITO perigoso se não for feito corretamente e pode causar muitos danos.

    ResponderExcluir
  9. ´´É importante frisar que o peeling não é um procedimento banal, pois se não utilizado corretamente, pode gerar lesões graves na pele.´´

    O peeling é um procedimento que tira a primeira camada da pele e a desprotege,portanto o cuidado com o sol deve ser redobrado com a pele,não ultilizando corretamente como ir a praia ao meio dia e sem protetor.

    ResponderExcluir
  10. O peeling é um tratamento para pele que retira as células mortas, através de lasers e esfoliantes causando, às vezes queimaduras que podem ser graves ou não e irritação na pele.
    "É importante frisar que o peeling não é um procedimento banal, pois se não utilizado corretamente, pode gerar lesões graves na pele." [fonte: http://programacaodesaude.blogspot.com/2011/09/peeling-2.html#comments]
    Por isso é importante fazer esse tipo de tratamento com excelentes profissionais, causando um grande beneficio para o paciente. Depois desse tratamento é necessário que o paciente tenha mais cuidado com sua pele, pois está muito frágil, tendo que hidratar não se expor ao sol e etc.

    Raiane, Leticia, Yara.

    ResponderExcluir
  11. É importante frisar que o peeling não é um procedimento banal, pois se não utilizado corretamente, pode gerar lesões graves na pele:
    O peeling deve ser feito com cuidado pois é o raspamento da pele, um erro pode deixar carne exposta.
    Aléxandros e Bryan - 9º ano A

    ResponderExcluir
  12. Os peelings profundos requerem 7 dias de máscara oclusiva e observamos a tonalidade rosada do rosto por várias semanas:
    Isso é por causa que a pele fica quase toda exposta.
    Aléxandros e Bryan - 9º ano A

    ResponderExcluir