terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tatuagens e a saúde da pele (2)

Os princípios fundamentais da tatuagem
Os tatuadores criam tatuagens por meio de injeção de tinta na pele. Para isso, usam uma máquina elétrica de tatuagem que se assemelha (na aparência e no barulho) à broca de dentista. A máquina movimenta uma agulha sólida para cima e para baixo para perfurar a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. A agulha penetra cerca de um milímetro na pele e ali deposita uma gota de tinta insolúvel a cada perfuração.
As máquinas de tatuar modernas têm diversos componentes básicos:
  • uma agulha esterilizada
  • um sistema de tubos, por onde passa a tinta
  • um motor eletrico
  • um pedal, como aqueles usados em máquinas de costura, que controla o movimento vertical da agulha
Quando olhamos uma tatuagem, vemos a tinta através da epiderme, ou a camada externa da pele. Na verdade, a tinta está na derme, que é a segunda camada da pele. As células da derme são muito mais estáveis do que as da epiderme, por isso a tinta de tatuar permanece no lugar, com dispersão e descoramento mínimos durante a vida toda. 
A seguir, veremos como os tatuadores criam as tatuagens, desde a preparação até os retoques finais.
Criação da tatuagem: esterilização e trabalho preparatório
Resumidamente, uma máquina de tatuar faz uma perfuração cada vez que vai injetar uma gota de tinta na pele. Visto que qualquer perfuração tem o potencial de infecção e transmissão de doenças, grande parte do processo de aplicação dá prioridade à segurança. Os tatuadores usam esterilização, materiais descartáveis e higienização das mãos para se proteger e manter seguros seus clientes.
Para eliminar a possibilidade de contaminação, a maioria dos materiais de tatuagem, entre os quais tintas, frascos de tintas, luvas e agulhas, precisam ser descartáveis. Muitos itens descartáveis vêm em embalagem estéril, que o tatuador abre na frente do cliente antes de começar a trabalhar.
Antes de esterilizar os equipamentos, o tatuador limpa cada item e o coloca em uma bolsa especial. Uma fita indicadora na bolsa muda de cor quando os itens em seu interior estão estéreis. Antes de começar a trabalhar, os tatuadores lavam e inspecionam as mãos para ver se há cortes ou lesões.Depois, eles devem:
  • desinfetar a área de trabalho com viricida aprovado pela EPA;
  • colocar sacos plásticos sobre os frascos de spray para impedir a contaminação de um pelo outro;
  • explicar ao cliente o processo de esterilização;
  • retirar todos os equipamentos da embalagem estéril na frente do cliente;
  • depilar e desinfetar (com uma mistura de água e sabão antisséptico) a área a ser tatuada.
Riscos para a saúde
Visto que as tatuagens têm relação com agulhas e com o sangue, elas englobam vários riscos. Entre eles, a transmissão de doenças como a hepatite, a tuberculose e possivelmente o vírus HIV. Quando os tatuadores adotam todos os procedimentos de esterilização e higiene, os riscos de transmissão de doença são relativamente pequenos. Segundo os Centros para controle e prevenção de doenças - CDC (site em inglês) não há registro de nenhum caso de transmissão de HIV por tatuagem. Contudo, os médicos alertam que práticas não-estéreis podem levar à transmissão de sífilis, hepatite B e outros organismos infecciosos.
Novas tatuagens podem infeccionar, sobretudo se não receberem o devido cuidado posterior. Algumas pessoas também têm reações alérgicas às tintas usadas para tatuar. Embora os pigmentos usados sejam aprovados pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) para outras finalidades, o FDA não regulamenta as tintas de tatuagem. Finalmente, algumas pessoas sentem dor ou ardor durante exames de ressonância magnética (MRI) em conseqüência dos pigmentos metálicos. Alguns médicos também descrevem interferência e imagens distorcidas de ressonância magnética em conseqüência de pigmentos usados na maquiagem definitiva.
Além disso, a maioria dos Estados norte-americanos adota restrições sobre a doação de sangue por pessoas tatuadas. Por causa do perigo da hepatite, a Cruz Vermelha americana não aceita sangue doado por alguém tatuado no ano anterior, a menos que o estúdio em que foi feita a tatuagem seja regulamentado por leis estaduais.
Os tatuadores usam regras conhecidas como precauções universais para prevenir a disseminação de doenças durante a tatuagem. Essas precauções fazem parte da Bloodborne Pathogens Rule (Regra sobre Patógenos Transmissíveis pelo Sangue) promulgada pela U.S. Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos EUA- EPA). As mesmas regras se aplicam aos hospitais e consultórios médicos. 
O CDC é uma boa fonte de informações sobre precauções universais.
[Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/tatuagens.htm]

12 comentários:

  1. Nossa , ave maria , eu não sabia que fazia tanto males á saude ,agora que eu sei que doi eu nem vou me atrever a fazer , alem de que eu posso pegar hiv dos outros e tal.. as tatuagens , nós olhamos elas tão bonitinhas ja feitas e da vontade de fazer , mais sempre há um risco de acontecer algo . :/ ( BrenndaLima , MilkDays , bIANCA

    ResponderExcluir
  2. "Criação da tatuagem: esterilização e trabalho preparatório"Quando alguém for fazer uma tatuagem,tem procurar um belo profissional,ver se possui uma boa higienização,e também se possui um alvará de funcionamento.

    ResponderExcluir
  3. "Criação da tatuagem: esterilização e trabalho preparatório"Além disso,a pessoa tem que ter certeza de que todo o material é esterilizado,para ele não contrair nenhuma doença e ver também se não tem alergia contra nenhum tipo de tinta.

    ResponderExcluir
  4. Os princípios fundamentais da tatuagem:
    "Os tatuadores criam tatuagens por meio de injeção de tinta na pele. Para isso, usam uma máquina elétrica de tatuagem que se assemelha (na aparência e no barulho) à broca de dentista. A máquina movimenta uma agulha sólida para cima e para baixo para perfurar a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. A agulha penetra cerca de um milímetro na pele e ali deposita uma gota de tinta insolúvel a cada perfuração."
    http://pessoas.hsw.uol.com.br/tatuagens.htm
    Nesse trecho que podemos ver tirado do site HowStuffWorks (como as coisas funcionam) podemos ver que os tatuadores utilizam métodos e aparelhos especiais.
    Aléxandros e Bryan - 9º ano A

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, a tinta está na derme, que é a segunda camada da pele:
    Como já dito na postagem anterior, o trecho cita: "A cada perfuração uma gota de tinta insolúvel é aplicada[...]", o que significa que o aparelho insere-se na epiderme e assim atinge a derme onde lá deposita a gota de tinta.
    Aléxandros e Bryan - 9º ano A

    ResponderExcluir
  6. Uma fita indicadora na bolsa muda de cor quando os itens em seu interior estão estéreis:
    Existe uma bolsa especial para aparelhos esterelizados, essa bolsa possui uma fita, você põe os aparelhos que já esterelizou na bolsa e, se eles estiverem realmente estererelizados, essa fita indicará com uma cor específica, ou seja, ela vai mudar de cor.
    Aléxandros e Bryan - 9º ano A

    ResponderExcluir
  7. O tatuador deve retirar todos os equipamentos da embalagem estéril na frente do cliente:
    É importante que o cliente veja que o aprelho está estéril e pode ser utilizado, ao contrário, que desejar fazer uma tatoo, deve desistir da ideia.
    Aléxandros e Bryan - 9º ano A

    ResponderExcluir
  8. Riscos para a saúde:
    As tatoos podem causar riscos para a saude caso seu corpo rejeite a tinta ou o aparelho não tenha sido limpado corretamente.
    Aléxandros e Bryan - 9º ano A

    ResponderExcluir
  9. É preciso lembrar que para qualquer tipo de tratamento na pele, é necessário antes de tudo consultar no dermatologista, para que ele diga qual é o tipo de tratamento mais adequado para sua pele. Com o peeling não é diferente, no peeling mais profundo é necessário o descanso da pele durante vários dias ou até mesmo semanas, caso contrário pode acarretar problemas mais sérios. Ser bonita(o) não é apenas aparência é também saúde.
    Tatiana e Ivy

    ResponderExcluir
  10. Precauções universais:
    Os tatuadores possuem regras chamadas precauções universais criadas por um instituto de saude, a regra principal se chama Bloodborne Pathogens Rule (Regra sobre Patógenos Transmissíveis pelo Sangue).
    Aléxandros e Bryan - 9º ano A

    ResponderExcluir
  11. "Criação de tatuagem:esterilização e trabalho preparatório"
    Para fazer uma tatuagem é necessario procurar um bom estudio com profissionais capacitados e matériais esterelizados para evitar contaminaçao po doenças e infeccões.Felipe, Malta e Bruno Silva.

    ResponderExcluir
  12. Depende muito da pessoa para gostar e querer fazer uma tatuagem. Ha pessoas que já se acostumaram em faze-las e por isso fazem cada vez mais. A tatuagem pode ser "removida" com uma cirurgia, mesmo que, ainda assim, fique marcas. Quem faz tatuagem precisa ser muito higiênico e precisa ter cuidados, porque as vezes ela causa alergia no começo.

    ResponderExcluir