terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SNEEZE – Espirro [...de volta, de novo...como a gripe]

O Sneeze – Espirro mostra um lado mais fisiológico da gripe. Você é um vírus que infecta humanos e precisa se espalhar o máximo que puder através do espirro de doentes. Cada pessoa infectada circula por um período e dá um espirro. Para aumentar suas chances de sucesso, é necessário infectar pessoas circulando, de preferência crianças, que não possuem imunidade contra o vírus e entram e contato com várias pessoas, espalhando a gripe mais rapidamente.

Ótimo para mostrar a necessidade de cobrir os espirros e a tosse com um lenço, bem como a importância de evitar sair em público quando gripado.

crédito: http://blog.h1n1.influenza.bvsalud.org

Uma epidemia se caracteriza pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença. Dessa forma, poderíamos listar alguns fatores que hoje em dia facilitam ao surgimento e transmissão destas epidemias. Comentem alguns destes fatores.

42 comentários:

  1. Percebemos que pegar doenças é mais facil em crianças e idosos,porque são mais fracos e os corpos é mas vuneráveis a pegar a doença que se contamina pessoa por pessoa,se pega mais rapido se for um ambiente fechado ou locais com arcondicionado ou na época de chuva e frio que vem a gripe que causa o espirros,e ainda pode-se pegar nesse período outra doenças como a Pneumonia
    Moisés Santos e Maryklécia Nogueira 9º ano C

    ResponderExcluir
  2. As epidemias constantes ao redor do mundo são consequencias de outros fatores como a não prevenção e falta de cuidados à saúde. Percebemos, ao jogar, que elas são mais fáceis de expalhar por meio de crianças e idosos, que possuem um organismo mais frágil e vulnerável. A transmição é mais fácil em países populosos, em meios de transportes e em convivências sociais, pois se uma doença surge em um continente diferente do nosso a doença pode sim chegar até nós, como foi o caso da gripe suína.

    - Fernanda Marques e Beatriz Gaspar.

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo mostra que as pessoas contaminam-se mais fácil em países populosos e lugares fechados com muitas pessoas.

    Vinicius e Ricardo 9º Ano C

    ResponderExcluir
  4. É um jogo bem educativo, pois podemos perceber o quanto um virus pode infectar as pessoas rapidamente,principalmente em idosos e crianças.
    Mayra e Carol

    ResponderExcluir
  5. O jogo, é um meio de mostrar como crianças, adultos e idosos, pegam doenças.As crianças e os idosos, são que pegam mais rapido, pois, o corpo é mais fraco.A doença é mais facil de ser pega em um lugar fechado, onde contém bastante pessoas, e também quando esta no tempo de chuva (bastante chuva) e o vento bem frio, nesse caso a pessoa pega gripe, que pode causa serios sintomas.Então cuidem-se.
    Isabella Costa e Mariana Araújo 9°C !

    ResponderExcluir
  6. É um jogo informativo,que nos leva a perceber como as epidemias se espalham rápido e que devemos tomar precauções em nossas convivências,ultilizando habitos higiênicos simples,como lavar as mãos etc...*-*
    Maria da Graça e Lorena Pestana,:)-
    9º ano A.

    ResponderExcluir
  7. O jogo é muito ralado e chatoo :@, mas é informativo e mostra como se transmitem as doenças por meio do espirro , pena que é chatooo :\

    ResponderExcluir
  8. o jogo mostra q apenas uma pessoa pode infectar várias,e isso pode acontecer com apenas um espirro.

    ResponderExcluir
  9. Nós aprendemos que quando se é jovem ou idoso é mais fácil de ser contaminado assim como em lugares fechados com bastante pessoas

    Brenno e Tiago
    9º Ano A

    ResponderExcluir
  10. O JOGO É MEIO SEM GRAÇA MAIS, ISSO EXPLICAR COMO AS DOENÇAS SE ESPALHAM TÃO RAPIDO.

    ResponderExcluir
  11. O jogo representa a manifestação de um virus,no qual ao sugir em uma pessoa se propaga em todos que estão ao seu redor causando uma ipidemiade forma rapida e contagiosa.
    anderson lukas 9° ano A

    ResponderExcluir
  12. epidemia : é um vírus causado por apenas um contato com uma pessoa infectada e a medida que entram em locais públicos ou em sua própria casa.

    Raiane Macêdo e Isabella Adrienne
    9 ano A

    ResponderExcluir
  13. Este jogo é um jogo educativo que mostra como pode pegar um vírus com facilidade.
    Bruno Correa e Hilário Marques
    9°ano A

    ResponderExcluir
  14. Por meio desse jogo, aprendemos que epidemia e quando uma determinada doença se espalha de forma rapida em um grupo de pessoas.Aprendemos tambem que para previni-la devemos usar alguns passos basicos como usar lenços ao espirrar, lava as maos,etc.
    Bianca Victoria e Mariana Penha
    9ºano A

    ResponderExcluir
  15. O jogo é bastante educativo pois mostra a facilidade da proliferação de um vírus, principalmente em lugares fechados e com uma quantidade de pessoas elevada. Por isso espirre com cuidado =D Lave suas mãos (y'

    ResponderExcluir
  16. Esse jogo é muito legal, pois mostra como um espirro pode ser o causador de toda uma epidemia, além de ensinar que devemos sempre cobrir o espirro e a tosse e depois, lavar as mãos.

    ResponderExcluir
  17. O jogo é informativo mostra como uma epidemia se forma rápido.É meio exagerado por um espirro contaminar todo mundo mas é só um jogo,com um fundo de verdade mas é só um jogo,ou não,ou sim,ou não...ah,sei lá.

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que o jogo é bem educativo e nos ensina como se passa uma epdemia,por exemplo, de gripe: uma pessoa infectada espirra e as outras que inspiram o ar contaminado acabam contraindo a doença também. Jéssica

    Eu achei esse jogo muito bacana, pois a gente aprende como se contrai uma doença...Nós acabamos querendo que os bonecos contraiam a doença e torcendo pra que eles morram.Isso é engraçado!!Assinado:Bárbara Correia

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. bom , essse jogo nos mostra como causa as doenças, e que elas se espalham muito , muito rápido e tal's, YASMIN NEVES e CAMILA DOURADO (:

    ResponderExcluir
  21. Eu percebi que o jogo mostra um cara infectado mais so que ele passa a infecção para outras pessoas e dai vai formando muitas pessoas infectadas a partir de uma formou varias .

    Ygor sik & Fernando ribeiro.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Esse jogo é bem educativo pois nos mostra como a epidemia pode ser transmitida rapidamente. Com apenas um espirro pode infectar várias pessoas em um local fechado, por exemplo.

    Bia Leal e Sara Rezende ;)

    ResponderExcluir
  24. para não contrairmos a gripe e outras doenças precisamos possuir uma boa alimentação, praticar exercicíos fisicos e ir aomédico periodicamente como medida preventiva, assim como fazer exames e se vacinar .
    Beijosmeliga =*
    Bianca e Larissa Carvalho

    ResponderExcluir
  25. Muito bom o jogo,excelente forma de aprendizado de como acontece uma epidemia e como se espalham as doenças, piramos no joguinho :D

    Victor Mendes e Marcos Felipe

    ResponderExcluir
  26. Hugo e Matthias

    Esse jogo mostra muito bem a realidade como por exemplo,o sistema imunologico de algumas pessoas,variando de acordo com a idade.
    E tambem um simples espirro pode ocasionar em uma epidemia.Alem disso o local onde é encontrado muitas pessoas há uma maior contaminação.

    ResponderExcluir
  27. brennda Lima e Suzane , Bommm .. podemos observar que a gripe pega , ela se espalha, quando nao temos higiene, quando pegamoos na mao dos outros, entao se nos nao tivermos cuidados.. vamos contagiar a todos , o que não e ceerto .. e que devemos nos previnir ou seja , cuidar mais de nos mesmos e dos outros.

    ResponderExcluir
  28. Percebemos que uma pessoa contagiada ao espirrar perto de uma grande massa de pessoas a maioria dessas pessoas vão se contagiar e vão passar a doença para outras pessoas assim formando uma epidemia. Juliana Dias e Luiza Sousa

    ResponderExcluir
  29. O jogo o é bastante legal ao mesmo tempo educativo, pois no nosso dia-a-dia é bastante comum a transmição de doenças, principalmente nas crianças (já que tem imunidade baixa), como a gripe, por exemplo.

    - Beatriz Maria e Lucas Matheus

    ResponderExcluir
  30. Esse jogo trata de uma virose que contamina a todo mundo, sendo que os idosos(amarelos) trasmitem mais virose para os outros. Estou viciado!!!!!!
    Leonardo, Thomaz, Guilherme.

    ResponderExcluir
  31. EPIDEMIA: UMA DOENÇA QUE SE TRAMITE MUITO MAIS POR FALTA DE HIGIENE PORRISO TEMOS QUE TER CUIDADO EM LAVAR AS MÃOS ANTES DE ESPIRAR.
    ESSE JOGO É MT CHATO MAIS ATE QUE ENSINA ALGUMA COISA.
    P.S: AMEI SUA CAMISA
    PAMELA , VITORIA E REBECCA.

    ResponderExcluir
  32. A Sneeze-espirro mostra o lado mais fisiológico da gripe. Por isso, mostra como podemos pegar gripe com facilidade e como ela se espalha de um modo muito rapido, principalmente em locais fechados e com grande numero de pessoas, tambem a uma facilidade de transmitir por meio de crianças e idosos que possue imunidade baixa contra a epidemia.

    Karla Karolainy e Mariana Freire

    ResponderExcluir
  33. Com esse jogo aprendemos que a infecção é mais rapida quando se tem muitas pessoas por perto e que é bem mais facil que isso se espalhe, não só para as pessoas que estão naquele ambiante, mas para aquelas que irão encontrar.
    POr: IsabellaC. e IsabelleV.

    ResponderExcluir
  34. Bom, a epidemia é um vírus causador que ocorre muito rapido, então devemos sempre nos previnir para não acontecer nada de grave, e nem ocasionar a morte. Então, devemois sempre ir ao médico e nos previnir, temos que fazer exames pra ver c omo estão o nosso corpo por dentro , porque so por fora não percebemos como estamos, devemois fazer exames de sangue, fezes, ruina, etc. E essa epidemia ocorre quando uma doença se desenvolve num local de forma rápida, por exemplo: quando estamos como várias pessoas em um determinado local , e estamos grpipados , com epidemia ou outra doença temos qaue está com um lenço na mão , pra que quando fomos espirrar não passar a doença para a outra pessoa, Porque essa epidemia é passada rapidamente praa os outros, então se previnem prara qualquer tipo de doençar. YASMIN NEVES E CAMILA DOURADO (yasmin fez a maioria (:)

    ResponderExcluir
  35. Com o jogo podemos perceber a facilidade que, com apenas um espirro, podemos transmitir a doença, causando assim, uma epidemia ou futuramente uma pandemia. Para uma tentativa de não contarmina-se, é indicado os métodos de prevenção.

    Raíza Fernanda e Andréa Lúcia.
    9º ano C

    ResponderExcluir
  36. O jogo nos mostra sobre uma epidemia que se caracteriza pelo encontro, em pouco tempo, de grande número de casos de uma doença.
    A transmissão delas é geralmente mais fácil em locais públicos, que na maioria das vezes são muito movimentados. O número de casos referentes à presença de uma epidemia devida a um transmissor varia de acordo com o mesmo, sua dimensão, tipo e estado imunitário da população exposta, também a falta de experiência prévia com o agente responsável e igualmente com o tempo, o local, a forma de ocorrência e seu desempenho na população.

    Rafaela Rayol e Fernanda Brito
    9º ano C

    ResponderExcluir
  37. No jogo podemos pecerber que as crianças transmitem a doença mais rapido ,pois elas são as pessoas que mais se movimentam.Enquanto os adultos vam transmitir ,mas, não com a mesma intensidade que as crianças transmitem e vam receber dependendo de cada organismo ,porém , os idosos iram pegar a gripe mais rapido ,devido o seu sistema imonulógico ser mais fraco, do que as crianaças e adultos.
    Leticia e Mariana Carreiro

    ResponderExcluir
  38. O jogo mostra que a epidemia começa a se disseminar a partir de um individuo infectado que transmite aos outros que vivem próximo dele e assim sucessivamente.
    Paulo Sergio e Maurício 9º ano C

    ResponderExcluir
  39. Isso serve para concientizar mnais as pessoas tanto para aquelas que vão espirrar quanto para aquelas que não qeurem pegar... Pois previnir é melhor que remediar...

    ResponderExcluir