quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tatuagens e a saúde da pele

Os princípios fundamentais da tatuagem

Os tatuadores criam tatuagens por meio de injeção de tinta na pele. Para isso, usam uma máquina elétrica de tatuagem que se assemelha (na aparência e no barulho) à broca de dentista. A máquina movimenta uma agulha sólida para cima e para baixo para perfurar a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. A agulha penetra cerca de um milímetro na pele e ali deposita uma gota de tinta insolúvel a cada perfuração.

As máquinas de tatuar modernas têm diversos componentes básicos:
  • uma agulha esterilizada
  • um sistema de tubos, por onde passa a tinta
  • um motor eletrico
  • um pedal, como aqueles usados em máquinas de costura, que controla o movimento vertical da agulha

    Quando olhamos uma tatuagem, vemos a tinta através da epiderme, ou a camada externa da pele. Na verdade, a tinta está na derme, que é a segunda camada da pele. As células da derme são muito mais estáveis do que as da epiderme, por isso a tinta de tatuar permanece no lugar, com dispersão e descoramento mínimos durante a vida toda.

    A seguir, veremos como os tatuadores criam as tatuagens, desde a preparação até os retoques finais.

    Criação da tatuagem: esterilização e trabalho preparatório
    Resumidamente, uma máquina de tatuar faz uma perfuração cada vez que vai injetar uma gota de tinta na pele. Visto que qualquer perfuração tem o potencial de infecção e transmissão de doenças, grande parte do processo de aplicação dá prioridade à segurança. Os tatuadores usam esterilização, materiais descartáveis e higienização das mãos para se proteger e manter seguros seus clientes.

    Para eliminar a possibilidade de contaminação, a maioria dos materiais de tatuagem, entre os quais tintas, frascos de tintas, luvas e agulhas, precisam ser descartáveis. Muitos itens descartáveis vêm em embalagem estéril, que o tatuador abre na frente do cliente antes de começar a trabalhar.

    Antes de esterilizar os equipamentos, o tatuador limpa cada item e o coloca em uma bolsa especial. Uma fita indicadora na bolsa muda de cor quando os itens em seu interior estão estéreis. Antes de começar a trabalhar, os tatuadores lavam e inspecionam as mãos para ver se há cortes ou lesões.Depois, eles devem:

    • desinfetar a área de trabalho com viricida aprovado pela EPA;
    • colocar sacos plásticos sobre os frascos de spray para impedir a contaminação de um pelo outro;
    • explicar ao cliente o processo de esterilização;
    • retirar todos os equipamentos da embalagem estéril na frente do cliente;
    • depilar e desinfetar (com uma mistura de água e sabão antisséptico) a área a ser tatuada.

      Riscos para a saúde

      Visto que as tatuagens têm relação com agulhas e com o sangue, elas englobam vários riscos. Entre eles, a transmissão de doenças como a hepatite, a tuberculose e possivelmente o vírus HIV. Quando os tatuadores adotam todos os procedimentos de esterilização e higiene, os riscos de transmissão de doença são relativamente pequenos. Segundo os Centros para controle e prevenção de doenças - CDC (site em inglês) não há registro de nenhum caso de transmissão de HIV por tatuagem. Contudo, os médicos alertam que práticas não-estéreis podem levar à transmissão de sífilis, hepatite B e outros organismos infecciosos.

      Novas tatuagens podem infeccionar, sobretudo se não receberem o devido cuidado posterior. Algumas pessoas também têm reações alérgicas às tintas usadas para tatuar. Embora os pigmentos usados sejam aprovados pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) para outras finalidades, o FDA não regulamenta as tintas de tatuagem. Finalmente, algumas pessoas sentem dor ou ardor durante exames de ressonância magnética (MRI) em conseqüência dos pigmentos metálicos. Alguns médicos também descrevem interferência e imagens distorcidas de ressonância magnética em conseqüência de pigmentos usados na maquiagem definitiva.

      Além disso, a maioria dos Estados norte-americanos adota restrições sobre a doação de sangue por pessoas tatuadas. Por causa do perigo da hepatite, a Cruz Vermelha americana não aceita sangue doado por alguém tatuado no ano anterior, a menos que o estúdio em que foi feita a tatuagem seja regulamentado por leis estaduais.

      Os tatuadores usam regras conhecidas como precauções universais para prevenir a disseminação de doenças durante a tatuagem. Essas precauções fazem parte da Bloodborne Pathogens Rule (Regra sobre Patógenos Transmissíveis pelo Sangue) promulgada pela U.S. Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos EUA- EPA). As mesmas regras se aplicam aos hospitais e consultórios médicos. O CDC é uma boa fonte de informações sobre precauções universais.[Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/tatuagens.htm]

13 comentários:

  1. Não gostamos. pergunta se airi gostou !!!!
    falto sau nisso,tava insoço.faltava mais ação e habilidade dos bombeiros,beijinho xau xau ^

    ResponderExcluir
  2. Atualmente a tatuagem esta sendo mais utilizada por pessoas de todasas idades.O uso do mesmo traz varios riscos à saude,dentre eles,a transmissão de doenças como a hepatite a tuberculose,e talvez até o vírus HIV.Por isso pense bem antes de fazer uma tatuagem e se decidir faze-la procure um local seguro que esteja de acordo com todas as normas para segurança do cliente.

    Lucas Gabriel e Renan Abdon 9ºA

    ResponderExcluir
  3. As pessoas buscam as tatuagens como forma de se expressar, de se incluir em um grupo ou simplesmente como um adorno corporal. Mas, na maioria dos casos, não sabem os riscos que isso pode acarretar: transmissão de hepatite, turbeculose ou até mesmo o vírus HIV, mas claro, isso acontece se medidas de esterelização não forem tomadas.

    Bernardo e Fernanda - 9º A

    ResponderExcluir
  4. As tatuagens podem ser bonitas, as pessoas se expressam através delas, mesmo sabendo que correm certos perigos de transmissao: entre eles, a transmissão de doenças como a hepatite, a tuberculose (tuberculose? s:) e possivelmente o vírus HIV. Quando os tatuadores adotam todos os procedimentos de esterilização e higiene, os riscos de transmissão de doença são relativamente pequenos. Causam riscos pois estao relacionados com o sangue, e envolve objetos que podem ser infectados.

    Mariana Diniz - 9ºA

    ResponderExcluir
  5. As tatuagens são uma coisa defintiva que tambem poderá causar algumas doenças se não for bem cuidado.Por isso se você quiser marcar sua pele pense bem,porque se não ficará marcado para sempre.


    Eliseu Araujo 9ºC

    ResponderExcluir
  6. A tatuagem nos tempos de hoje é utilizada por vários jovens e adultos, por meios estéticos.Na qual muitos deles não sabem dos riscos que são causados pelo uso da tatuagem.

    Na grande maioria são jovens que imaturamente desconhecem os perigos, sem pensar na sua carreira profissional ou nas consequencias estéticas durante a velhice.Outra questão que preocupa pelo desconhecimento de informações é a transmissão de doenças incuráveis e mortais, feito o AIDS e todas que são transmitidas por sangue contaminado.

    Alunos:Caylanne Campos e Haley Alves. 9° ano C

    ResponderExcluir
  7. Francisco, Rodrigo e Vitor Hugo - 9°C

    Ao contrario do que muitos pensam, as tuatuagens podem ser uma grande porta de entrada para doenças e infecções. Em busca de uma beleza artificial, muitos jovens e adultos buscam à aplicação de tatuagens e acabam depois se arrependendo.
    Para uma aplicação saudavel, é necessario a ultilizaçã0o de materiais descartáveis e esterelizados e a indispensável higienização do tatuador e do próprio cliente. Por isso, é aconselhável procurar os tatuadores regulares nestes requisitos e na vigilancia sanitaria, que vistoria os trabalhos dos tatuadores.
    Hepatite,Tuberculose,Sifilis, e inclusive o vírus HIV podem ser transmitidos em uma aplicação de tatuagem por mal cuidado do aplocador e de produtos não-estéreis.

    é preciso tomar cuidados com estas coisas, especialmente a tatuagem...
    ...Afinal: até quanto vale a beleza ?

    ResponderExcluir
  8. A tatuagem é algo interessante mais voce tem que se lembrar que vai ficar com voce pelo resto da vida, que voce vai mudar... A tatuagem tem seus males , como uma alergia ou os materias usados nao esterializados causam doenças, entao tome cuidado :)

    camila helena , 9 ano B

    ResponderExcluir
  9. O texto é muito informativo, pois nos mostra todos os processos para fazer uma tatuagem, desde de onde ela é feita. Além de quebrar vários tabus, esse texto nos faz refletir se vale mesmo a pena fazer uma tatuagem, tendo em vista que a vida é feita de momentos, do mesmo jeito que você gosta dela hoje, pode odiá-la amanhã!

    Carlos Magno e Nathália Santos

    ResponderExcluir
  10. as tatuagens são , atualmente , uma forma muito comum de ornamentação da pele , porém pode trazer varios riscos , como a transmição de doençãs... por explemplo: aids , hepatite , etc ... , há também aspectos positivos , como o aumento da auto estima de algumas pessoas ... hoje em dia esta sendo muito usada , a tatuagem de hena , uma tatuagem que por ser feita na epiderme , some depois de aproximadamente duas semanas com a reposição da pele ... para quem quer por uma tatuagem deve se tomar os devidos cuidados e procurar um bom profissional .. boa sortee ..

    por : wendell , teteus resplandes , e santinho ..

    ResponderExcluir
  11. A tatuagem sempre esteve nas culturas humanas e devido ao preconceito da sociedade em que vivemos pessoas tatuadas são muito discriminadas, mas não por erro delas e sim por imaturidade e preconceito da sociedade. Todos têm direito de se expressar, e não importa qual é a forma, porem quem coloca uma tatuagem deve pensar muito no assunto pois uma vez colocada é quase impossível remove-la, assim é preciso cautela para escolher se a pessoa quer ficar ou não com uma coisa pela vida toda. Como dito acima a tatuagem é feita na derme e pode causar danos a saúde, alguns mais sérios e outros nem tanto, como por exemplo : infecções, desorganização no ciclo de produção de melanina e além disso a tatuagem pode causar em algumas pessoas um desconforto, que consiste em um tipo de queimação na área tatuada, que pode ser minimizada com a aplicação previa de anestésicos tópicos.
    As pessoas ficam com a pergunta na cabeça : fazer ou não fazer ? Bom, isso depende de cada um e para que tudo corra bem é necessário obedecer as orientações de uma médico.

    A vaidade pode custar muito caro !

    .Lígia Siqueira e Tayanna , 9 ano B.

    ResponderExcluir
  12. kra tipo assim tem gnt que curte e tal fazer tatoo e tudo mais mas tipo é muito importante que aqueles que estão interessados em fazer uma procurem saber antes sobre o processo ,os riscos que contém e alem disso que uma tatuagem e definitiva o que eu quero dizer com isso uma tatuagem nao é como um rabisco qualquer q voce pode apagar por isso pense bem antes de faze-la e insistir em faze-la procure um local seguro e adequado!!
    Renan ABdon 9° ''a''

    ResponderExcluir