quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Peeling

Como funciona e quais os tipos de peelings ?
O termo peeling vem do inglês e refere-se ao ato de descascar. Quando aplicado à medicina, entende-se como a descamação da camada superficial da pele (epiderme). Existem basicamente três tipos de peelings: químico, mecânico e laser, sendo que todos tem o mesmo propósito, descamar a epiderme. O peeling químico funciona “queimando” as células da epiderme e o grau de “queimadura” depende das concentrações dos ácidos utilizados. O peeling mecânico (cristal, diamante) funciona “lixando” as células da epiderme e o laser também remove as células através de uma lesão térmica. É importante frisar que o peeling não é um procedimento banal, pois se não utilizado corretamente, pode gerar lesões graves na pele. Por isto, recomenda-se a realização por profissionais médicos devidamente habilitados. [Fonte: http://www.capillus.med.br/como-funciona-e-quais-os-tipos-de-peelings.html]

Ao criar uma ferida controlada da pele, os esfoliantes químicos substituem a epiderme em sua totalidade ou parcialmente, e podem induzir uma remodelagem do colágeno, o que contribui para melhorar as lesões decorrentes da exposição ao sol, as rugas, as anomalias pigmentares e as cicatrizes. Existem 3 tipos de peeling que agem de forma diferente em função da profundidade de penetração do agente esfoliante: o peeling superficial, o peeling médio e o peeling profundo.

A dor depende do tipo de peeling. Quase indolor, quando é superficial, ele pode acarretar uma dor comparável a uma queimadura quando é mais profundo.

Dependendo do tipo de peeling, o número de sessões necessárias pode variar de 4 a 6, com intervalos de 2 a 4 semanas entre cada uma.

Em função de sua profundidade, os peelings podem ser indicados para melhorar a qualidade da pele, as manchas de pigmentação, as irregularidades de superfície, as rugas, a perda de elasticidade, as cicatrizes e a acne.

Sua/seu dermatologista, quando da primeira consulta, fará um diagnóstico em função de sua pele e de suas expectativas, a fim de definir o peeling adequado.

Após um peeling superficial, é possível retomar as atividades normais uma hora depois, com uma maquiagem adequada. No caso dos peelings médios ou profundos, o afastamento social pode ser de alguns dias a algumas semanas.

No caso dos peelings superficiais, não há nenhum afastamento social, pois observa-se apenas uma leve descamação. Entretanto, algumas pessoas com pele sensível podem sentir uma leve irritação, notadamente em torno dos olhos e das narinas. No caso dos peelings médios observa-se uma descamação da pele que pode variar de 3 a 6 dias. Os peelings profundos requerem 7 dias de máscara oclusiva e observamos a tonalidade rosada do rosto por várias semanas. É possível fazer um tratamento de peeling 1 a 2 vezes durante o ano, em função do tipo de peeling. [Fonte: http://biomedicbrasil.com.br/_pt/_br/tools/faq.aspx#]

15 comentários:

  1. A beleza é fundamental hoje e importante ferramenta para o mercado de trabalho. O peeling é só mais uma maneira de alcançar a pele perfeita, que é uma das mais cobiçadas quando se trata de embelezamento. Atualmente não é mais uma coisa "bizarra" e é procurado pelas diferenças classes sociais. Mas como todo tratamento, existe seus defeitos e contra indicações, de acordo com uma clínica [fonte= http://www.drfabioalex.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81:peeling&catid=36:tratamento-faciais&Itemid=267] essa ferramenta de beleza diz que o tratamento clandestino pode causar efeitos como envelhecimento da pele e recomenda o não tratamento sobre gestantes, pacientes que possuem herpes no local, entre outras, e também informa sobre cuidados após peeling. Portanto, a saúde é muito importante e deve ser tratada com muito cuidado, pois beleza não paga vida.
    Felipe Castro Rêgo - 9° ano "A"

    ResponderExcluir
  2. [COMPLEMENTANDO]
    Além do tratamento de beleza, o peeling não fornece nenhum tipo de benefícios para o corpo humano, principalmente para a pele. Pois força o sistema de descamação e renovação da pele, então com um tempo de tratamento, a pele perde o controle natural da renovação da pele.
    Felipe Castro Rêgo - 9° ano "A"

    ResponderExcluir
  3. O peeling pode nos ajudar quanto a renovação da pele mas nem tudo o que ajudar com:
    Peeling Nível 1 – Muito Superficial :manchas muito superficiais, aspereza, pele sem brilho, pele descamativa , pele “seca”, peles “cansadas” e “maltratadas”.
    Peeling Nível 2 – Superficial: manchas superficiais, aspereza, rugas finas, acne ativa.
    Peeling Nível 3 – Médio: Rugas, manchas, cicatrizes de acne , sulcos e marcas de expressão.
    Peeling Nível 4 – Profundo: Envelhecimento total da pele, cicatrizes de Acne muito profundas.
    Pois com essa pratica podemos ocasionar o rejuvelhecimento.

    ResponderExcluir
  4. O peeling pode nos ajudar a com a renovaçao da pele comose fosse o rejuvelhecimentoe outros, no caso podemos sitar de que tipo pode ser feito como:
    Peeling Nível 1 – Muito Superficial :manchas muito superficiais, aspereza, pele sem brilho, pele descamativa , pele “seca”, peles “cansadas” e “maltratadas”.
    Peeling Nível 2 – Superficial: manchas superficiais, aspereza, rugas finas, acne ativa.
    Peeling Nível 3 – Médio: Rugas, manchas, cicatrizes de acne , sulcos e marcas de expressão.
    Peeling Nível 4 – Profundo: Envelhecimento total da pele, cicatrizes de Acne muito profundas.

    ResponderExcluir
  5. O peeling é uma das técnicas de clareamento da pele, que utiliza, dentre outras possibilidades, o ácido tricloroacético. É um procedimentos de medicina estética capazes de promover a renovação celular, de forma progressiva, estimulando a regeneração natural dos tecidos. O peeling pode ser a laser ou químico, incluindo os peelings de fenol, que são os mais eficazes para o rejuvenescimento facial mais efetivo. São técnicas de bioplastia capazes de estimular a produção de colágeno e elastina, grandes responsáveis pela regeneração celular. [fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Peeling]
    Além da procura da beleza perfeita, existe varios procedimentos para isso, o peeling é uma delas.

    ResponderExcluir
  6. Hoje a busca pela beleza, promovida pela sociedade capitalista, acarreta problemas sociais e busca desenfreada por aceitação social. O peeling é uma forma dessa busca, e pode trazer vários prejuízos a saúde.

    Victor e Pedro Vinicius 9ºC

    ResponderExcluir
  7. o peeling e muito bom para pele porém tem que ser feito por profissionais por que pode haver problrmas na pele ! E BOM PARA ESPINHAS VERRUGAS NA PELE

    DANIEL,MORAES,MAURICIO

    ResponderExcluir
  8. O peeling é uma das técnicas de clareamento da pele.É um procedimentos de medicina estética capazes de promover a renovação celular.O peeling pode ser a laser ou químico,além do tratamento de beleza, o peeling não fornece nenhum tipo de benefícios para o corpo humano, principalmente para a pele.

    fause,paulo neto e marlon 9ºC

    ResponderExcluir
  9. O peeling químico consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações que vão desde de uma leve descamação até necrose da derme, com remoção da pele em diferentes graus. Isso significa que haverá descamação e troca da pele, atuando no tratamento de manchas, acne e envelhecimento cutâneo.

    Quando bem indicado o peeling pode promover resultados excepcionais, principalmente no fotoenvelhecimento. O peeling é realizado, preferencialmente, no inverno, para que o excesso de sol não atrapalhe a recuperação da pele.

    Os peelings, pela capacidade de trocar a pele, são utilizados para o tratamento de algumas alterações, como: manchas de sol, do melasma e acne. Ele também é capaz de melhorar as cicatrizes e o envelhecimento da pele, pois renova as células, melhorando a flacidez e rugas.
    lucas de cassio e ana luisa, 9 b

    ResponderExcluir
  10. Os peelings podem ser indicados para melhorar a qualidade da pele, das manchas de pigmentação, as irregularidades, enfim ... As pessoas utilizam desse beneficio para a melhora da qualidade da pele !
    Marina Rolland, Nadine Bastos e Larissa Costa - 9° B

    ResponderExcluir
  11. Como foi lido no texto, o escurecimento da pele com a ação do sol sobre ela é uma proteção que o corpo utiliza para se proteger dos raios UV, porém, é importante não ir à praia quando o sol está muito forte, pois pode ser prejudicial à saúde.

    Já as câmaras de bronzeamento os risco é muito grande de aparecerem queimaduras e danos na pele, por isso não usá-las para se bronzear.
    Samuel Matias e Daniel Alves.9ºB

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Peeling é uma técnica de descamação da pele que serve para melhorar a textura da pele, eliminar manchas,rugas,cicatrizes enfim tornar a pele mais limpa. Há peelings de varias profundidades e por isso varia-se o numero de dias para o repouso e as irritações que a pele pode vir a ter. Hoje já se tem outros métodos de peeling fora das clinicas são os chamados peelings caseiros. Existem vários tipos como peeling químico, mecânico e laser, mas todos com a mesma função.

    ResponderExcluir
  15. O peeling como sabemos, é uma técnica de clariamento da pele na qual se utiliza o ácido tricloroacético ou seja uma concentração. O Peeling tem seus dois principais tipos a Lazer e a Quimica. A Quimica é a renovação de células mortas e a Lazer é realizada por um aparelho que destrói as camadas mais superficiais da pele.

    ResponderExcluir