quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O uso de piercing pode causar problemas?

Primeiramente, a definição.

Existem pesquisas que mostram que o Piercing já era usado há 5.000 anos. A palavra "Piercing" vem do inglês e significa Perfuração, Agudo, Penetrante.

O ser humano sempre foi uma criatura extremamente vaidosa. Vale a pena lembrar processos altamente dolorosos e perigosos utilizados para se atingir padrões de beleza estipulados por uma tribo, uma época ou envolvendo valores religiosos ou de ordem social. Lembramos aqui as mulheres asiáticas e seus longos pescoços adornados por anéis metálicos que vão sendo acrescentados de tempos em tempos; ou dos pequeninos pés das mulheres chinesas que por intermédio de faixas atrofiam o crescimento desse membro; temos também culturas indígenas que propagam o costume de se alargar os lábios com a introdução de objetos que se assemelham a pratos.

Os egípcios já perfuravam seus umbigos para usar jóias metálicas que indicavam sua posição social, eram sempre indivíduos da Realeza, os membros do povo eram proibidos de tal prática. Entre os sacerdotes Maias e Astecas o piercing de língua era utilizado como uma forma de comunicação com os deuses. Entre os romanos havia o costume de agradar ao imperador perfurando os mamilos para encaixar-lhes pequenos "brincos", também sinal de coragem. Todos os guarda-costas de César deveriam utilizar tal adorno. Na Índia o famoso "brinco no nariz" é antes de tudo um indicador da classe social do indivíduo. Entre algumas tribos africanas, os piercings que alargam a orelha são utilizados para demonstrar o nível social, quanto maior o furo e o piercing maior o status da pessoa. [Fonte:http://www.joia-e-arte.com.br/piercing.htm]

Problemas?

De acordo com o site da Superinteressante [Fonte:http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_149467.shtml] a resposta para a pergunta no início do tópico é: Pode sim, por isso sua colocação exige cuidados especiais. A principal precaução, obviamente, é esterilizar os instrumentos usados na perfuração e limpar bem a região da ferida. Assim, evita-se o risco de infecções e a transmissão de doenças como Aids e hepatite. "É também importante saber se a pessoa não tem alergia ao níquel ou à prata, principais componentes dos brincos", afirma o dermatologista Fernando Augusto de Almeida, da Universidade Federal de São Paulo. Outro problema: o corpo pode reagir à agressão e formar quelóides – cicatrizes exageradas e permanentes. Quem tem propensão a problemas cardíacos deve ser ainda mais cauteloso. Um estudo realizado no ano passado pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, mostrou que o piercing foi o responsável por um em cada quatro casos de endocardite bacteriana – uma inflamação nas válvulas do coração.

Piercings e seus perigos

Os piercings podem ser muito perigosos quando colocados em áreas formadas por cartilagens. Na língua, é possível até que abalem a estrutura dos dentes. Algumas partes do corpo são muito perigosas para a colocação de piercings. Recentemente sete adolescentes americanos tiveram infecções graves depois de pôr piercings na cartilagem da orelha em um quiosque de shopping. A falta de higiene na hora de fazer o furo teve sua parcela de culpa, mas o local escolhido foi o maior vilão dos problemas enfrentados pelos adolescentes.

"Com exceção do lóbulo, a orelha é muito mal vascularizada, o que torna o organismo quase incapaz de reagir a uma infecção ou alergia", explica Gilberto Sitchin, otorrinolaringologista do Hospital São Luiz, em São Paulo. Mesmo que se observem todos os cuidados de higiene e o material do piercing seja inerte (como aço cirúrgico, ouro ou platina), ainda assim existe perigo, segundo o especialista. Veja no quadro abaixo alguns dos riscos mais comuns que o piercing oferece para determinadas partes do corpo.

No alto da orelha
A baixa vascularização pode levar à deformação da cartilagem, exigindo cirurgia plástica reparadora
Nariz
A haste interna - em geral longa para facilitar o manuseio – pode machucar o septo nasal.
o risco de infecção é grande, pois o local é úmido e está constantemente em contato com a poluição
Umbigo
O corpo estranho pode provocar a formação de cistos, levando à necessidade de cirurgia.
O risco de infecção é muito grande. Como muitas pessoas se esquecem de enxugar bem a região, ela fica úmida e expostas a bactérias.
Língua
Há risco de desgaste da parte interna dos dentes da frente da arcada inferior e de perda óssea capaz de abalar a estrutura dental.
O local é quente e úmido, perfeito para a proliferação de bactérias

[Fontes: Revista Veja, 27/Nov/2002, pág. 130, e revista VEJA Especial JOVENS - setembro/2001]

Outros Problemas Comuns

Modismo ou não, o uso tanto de tatuagens quanto de piercings tem seu preço. A pessoa se expõe a riscos de contaminação por bactérias que causam infecções como impetigo ou por vírus que causam doenças como a hepatite, a Aids, a sífilis e muitas outras. Segundo o dermatologista Antônio Carlos Martins Guedes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, o único caso registrado, no mundo, de lepra transmitido por objeto aconteceu durante um processo de tatuagem. A contaminação acontece porque os procedimentos nem sempre são realizados em boas condições de higiene. Em muitos casos, agulhas são reutilizadas e, como há sangramento da região que vai ser trabalhada, até o dedo ou algodão utilizado para estancar o sangue pode transmitir doenças.

Também podem surgir reações alérgicas e cicatrizes indesejáveis como as queloideanas. E se a pessoa tem algum tipo de doenças dermatológica, como psoríase, líquen plano, vitiligo e verrugas, estas podem aparecer nos locais do trauma, como explica a dermatologista Maria Antonieta Rios Scherrer. Segundo ela, a tatuagem também pode provocar um tipo de reação inflamatória, chamada granuloma, ocasionada pela presença de corpos estranhos que penetram na pele durante o ato de tatuar, ou pelo próprio pigmento introduzido. [Fonte: http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto024.shtml]

19 comentários:

  1. o q o piercing tem a ver com problemas de coração?

    http://emizifio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. pq o piercing colocados nas cartilagens é mais perigoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq e mais difícil de e cicatrizar e criar uma infecção pois é um lugar de extrema delicadeza

      Excluir
    2. Pq e mais difícil de e cicatrizar e criar uma infecção pois é um lugar de extrema delicadeza

      Excluir
  3. hoje em dia os piercings são usados apenas por vaidade , porém em algumas culturas ele eh usado como simbulo de maturidade e etc .

    Mas devemos saber até que ponto isso pode comprometer a nossa saúde .


    by:Paulo Victor , Cláudio Bittencourt e carlos viegas ( Turma A )

    ResponderExcluir
  4. Piercing, ja vem desde os tempos antigoss com as culturas, como simbolo de classe social ou por apenas vaidade, hoje em dia o uso desse objetos podem trazer riscos: vírus que causam doenças como a hepatite, a Aids, a sífilis e muitas outras. É comum ver pessoas com piercing na orelha, no umbigo, no nariz ... Só nao sabem que quando colocam correm riscos dos mais variados.

    Mariana Diniz - 9ºA

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive vontade de colocar um piercing nos lábios,[num centro especializado, é claro] mas acho que temos que pensar melhor antes de tomar qualquer atitude, afinal estamos pondo nossa saúde em risco por pura vaidade. As vezes, fico me perguntando como os antigos conseguiam fazer piercings e não pegar uma infecção ou algo do tipo. Acho que pessoas morriam só por causa de um simples adorno.

    ResponderExcluir
  6. o piercing era utilizado como "simbolo" as vezes representavam classe social , maturidade , etc.. mas hoje em dia é utilizado por vaidade , existem perigos ao por piercings as condições do local onde vai botar , o material do piercing são exemplos .



    Diego Mendes , Lara Ritta 9ºC

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia , em sua maior parte adolescentes,colocam piercings por vaidade sem nem se preocupar com o risco. Na maioria das vezes,os piercings incomodam, mas ainda assim as pessoas continuam usando, como eu ja tinha dito antes, simplesmente por vaidade.
    Geralmente,nem se informam direito sobre os locais onde vão colocar,sobre os profissionais, etc.
    Particulamente, nao acho que vale a pena usar algo simplesmente porque achamos bonito, mas sim que seja confortavél, e que principalmente não afete a saúde, porque é muito mais importante ser saudavel,do que usar algo que só sirva pra atingir algum status social, ou coisas do tipo.

    Ana Beatriz Adler - 9 ano C

    ResponderExcluir
  8. piercings são uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado. Jofran 9 - ano C

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo hoje em dia gosta de um piercing, e quer ter um, nós gostariamos de ter um. é bonito e interessante, mas tbm oferece muitos riscos que podem afetar ate o coração (de acordo com o texto)

    silvia laleska e teresa moraes 9° B

    ResponderExcluir
  10. Matheus D e Wilson J ....
    piercings Sao uma forma de modificar com o corpo humano , isso pode ser uma forma de os adolençente se esxpressares e outros por aventura. Mas os adoleçentes não sabe o perigo que está correndo então alterando sua forma da pele! Aviso se for altera alguma coisa na sua pele antes tenha orientação medica. Beijos Goroto do blog.

    ResponderExcluir
  11. hoje em dia os adolescentes colocam piercings por vaidade e as vezes para estar de acordo com o padrão de beleza.
    Em algumas culturas os piercings são usados para representar a sua posição social ou então bravura.
    Mais colocado sem higiene e do jeito correto pode causar problemas na pele
    Cássia Melo,Gabriel Andrade e Pedro Sabbak

    ResponderExcluir
  12. os piercings já foram usados com as mais diversas finalidades como:indicar a posição social e mostrar coragem , hoje são usados mais por vaidade(faz parte da estética da nossa sociedade), são usados como um charme. A maior Freqüência da utilização de piercings é entre adolescentes e jovens.é preciso ter cuidado pois os piercings trazem alguns riscos, esses são maiores na hora de colocar muitas vezes por falta de higiene ou mal uso dos instrumentos podendo ocorrer infecções graves além de transmissões de aids e hepatite por isso é importante escolher um local seguro e esterilizar bem os instrumentos para a colocada de um piercing. Airi Carvalho-9º ano A

    ResponderExcluir
  13. o que o piencing tem av com o coração?

    ResponderExcluir
  14. o piencing geralmente é usado por vaidade ou por cultura de um país, mas se nao for colocado com alguns cuidados pode ocorrer infeccões por isso que na hora que for colocar um piencing deve ocorrer esterilização do material que vai ser usado e higiene do local a ser colocado o piencing,pois pode chegar a afeta a nossa saúde

    Antonina moraes e Itaísa sousa 9ºb

    ResponderExcluir
  15. Modismo ou não, o uso tanto de tatuagens quanto de piercings tem seu preço. A pessoa se expõe a riscos de contaminação por bactérias que causam infecções como impetigo ou por vírus que causam doenças como a hepatite, a Aids, a sífilis e muitas outras, o que não vale a pena, porque a pessoa vai ter consequencias por causa de uma moda, uma vontade. Se a pessoa tiver higiene e fazer esses procedimentos em locais adequados, as chances da pessoa ter malefícios é reduzida, então, você se pergunta: o que leva uma pessoa a não ter esses cuidados? Provavelmente a pessoa aproveita uma promoção ou um preço mais barato, e também não tem as instruções adequadas para o cuidado. Para uma pessoa obter piercings ou tatuagens, elas precisam ter bom senso e tomar as providencias necessarias.
    Catarina Lobato - 9º ano A

    ResponderExcluir
  16. Estou querendo colocar piercing no nariz,mas estou pesquisando quais os riscos,pra depois não afetar minha saúde,eu acho bonito e charmoso mas se for pra furar e depois ter sérios problemas de saúde só por vaidade é melhor nem furar,estou pensando muito sobre isso,agradeço pelo texto é bem interessante.

    ResponderExcluir