quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bronzeado, Filtro Solar e Bronzeamento Artificial

O bronzeado que todos acham atraente é, na realidade, uma tentativa de a pele se proteger do sol, intensificando a produção de melanina, que filtra a radiação ultravioleta. Esse pigmento escurece a pele. Por isso, as pessoas de raça negra são mais resistentes ao sol. Já os habitantes do norte da Europa, onde o sol brilha com pouca força, têm a pele branquíssima e correm risco nas regiões tropicais. Por mais melanina que você seja capaz de produzir, deve tomar alguns cuidados – não ficar tempo demais no sol, preferir horários em que a radiação é fraca (antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde) e usar filtro solar. [Fonte: http://super.abril.com.br/saude/raios-perigo-bronzeamento-442992.shtml]

Quando você se bronzeia, o que de fato acontece é que os melanócitos estão produzindo o pigmento melanina em reação à luz ultravioleta presente na luz solar. A luz ultravioleta estimula a produção de melanina, pigmento que tem o efeito de absorver a radiação UV da luz solar, protegendo as células dos danos causados pelo UV. A produção de melanina leva um bom tempo - é por isso que a maioria das pessoas não consegue se bronzear em um dia. Você precisa se expor aos raios UV por um período curto de tempo para ativar os melanócitos, que produzem melanina ao longo de algumas horas. Repetindo esse processo por 5 a 7 dias, os pigmentos se acumulam em suas células em um nível que oferece proteção.

O parágrafo anterior se aplica aos caucasianos. Em diversas outras raças, a produção de melanina é contínua, de modo que a pele sempre está pigmentada em algum grau. Nessas raças, a incidência de câncer de pele é muito menor porque as células estão constantemente protegidas da radiação UV pela melanina.

Então, quando você ganha uma queimadura de sol, o que você realmente obtém é dano celular por radiação ultravioleta. O corpo responde ao dano com um fluxo sangüíneo aumentado para o leito capilar da derme a fim de trazer células para reparar o dano. O sangue extra nos capilares causa a vermelhidão - se você pressionar uma pele queimada de sol ela ficará branca e então retornará ao vermelho assim que os capilares forem preenchidos. [Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/bronzeado-e-a-queimadura-de-sol1.htm]

Os perigos do bronzeamento artificial

A radiação ultravioleta das câmaras de bronzeamento é tão prejudicial quanto a radiação solar. As máquinas emitem ondas de 320 a 400 nanômetros (nm), equivalentes à radiação UVA (ultravioleta A). Esse tipo de radiação destrói as células cutâneas, levando à alteração do colágeno e da síntese de elastina. Isso resulta em rugas, pigmentação anormal e flacidez, entre outros problemas.

A radiação UVB (ultravioleta B, 290 a 320 nm), não emitida pelas máquinas de bronzeamento artificial, é responsável pela queimadura solar e, combinada à radiação UVA, aumenta a predisposição ao câncer de pele. Mesmo emitindo só radiação UVA, as máquinas não estão isentas dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. A exposição excessiva no bronzeamento artificial – para o qual não se usa filtro solar – também leva a queimaduras e conseqüentes danos celulares, aumentando o risco de câncer de pele. É fundamental o paciente se informar se o estabelecimento segue as disposições da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que entram em vigor este mês. Entre elas estão a assinatura pelo paciente de um termo de responsabilidade e uma avaliação médica que verifique tipo de pele, histórico familiar de câncer de pele e pintas suspeitas. [Fonte: http://www.terra.com.br/istoegente/186/saude/index.htm]

Fique esperto
Vários fatores influem para aumentar ou diminuir o efeito nocivo dos raios solares.
VENTO ENGANADOR A brisa tem um efeito refrescante no calor do verão. Por isso, você tende a ficar mais tempo no sol, o que aumenta o risco para a sua saúde.

OLHO NO RELÓGIO O ângulo dos raios solares muda de acordo com o horário. Ao meio-dia, o sol bate direto no corpo, e seu efeito é multiplicado. Prefira o começo da manhã e o fim da tarde.

RISCO NAS ALTURAS Um dia de sol nas montanhas oferece mais perigo do que na praia. O ar é mais limpo em altitudes maiores, e os raios ultravioletas atingem a pele com mais facilidade.

O MANTO DE POLUIÇÃO Os poluentes no ar agem como um filtro, reduzindo a radiação. As nuvens têm o mesmo efeito, ao contrário da crença corrente de que o mormaço queima mais.

O discreto charme da melanina Na realidade, as sardas não passam de concentrações de melanina distribuídas de modo irregular. As sardas são mais comuns em pessoas da pele cllara, mais vulneráveis ao sol. Surgem quando apenas algumas células são estimuladas pelos raios solares.

BRONZEADO E AS FRUTAS. Frutas e verduras também ajudam a pegar uma cor. Elas possuem vitaminas que mantêm a pele sadia e ainda facilitam o bronzeamento. [Fonte: http://super.abril.com.br/saude/raios-perigo-bronzeamento-442992.shtml]

14 comentários:

  1. aiiiiii,muito massa eesa coisa de saude,me ensina de pertinhov a dobra os esquemas,vai amor

    ResponderExcluir
  2. É importante se expor ao sol, pois assim estarão protegidas da radiação UV pela melanina e terão menos chance de ter câncer de pele. Além disso, as pessoas que se expõem são menos depressivas do que aquelas que não tem essa habitualidade. Dentre tantas podemos destacar a melhora no sistema imunológico, redução das acnes além de nos deixar uma aparência mais saudável.

    A radiação ultravioleta das câmaras de bronzeamento é tão prejudicial quanto a radiação solar. As máquinas emitem ondas de radiação UVA (ultravioleta A). Esse tipo de radiação destrói as células cutâneas, levando à alteração do colágeno e da síntese de elastina. Isso resulta em rugas, pigmentação anormal e flacidez, entre outros problemas.
    A radiação UVB, não emitida pelas máquinas de bronzeamento artificial, é responsável pela queimadura solar e, combinada à radiação UVA, aumenta a predisposição ao câncer de pele. Mesmo emitindo só radiação UVA, as máquinas não estão isentas dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Mas a exposição excessiva no bronzeamento artificial (para o qual não se usa filtro solar) também leva a queimaduras e conseqüentes danos celulares, aumentando o risco de câncer de pele. Concluímos com isso, que a melhor opção é o bronzeamento naturas, com proteção.

    Catarina Lobato e Christiano Cavalcante

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ficar muito tempo no sol faz mal, se bronzear, pegar aquela corzinha tao desejada nem sempre pode acabar em um bom resultado. Bronzeamento artificial é perigoso, a radiação UVA pode resultar em rugas, pigmentação anormal e flacidez, entre outros problemas. A radiação UVB é responsável pela queimadura solar e, combinada à radiação UVA, aumenta a predisposição ao câncer de pele.

    Mariana Diniz - 9º A

    ResponderExcluir
  5. Algumas pessoas exageram na hora de tomar sol, para conseguir umaboa aparencia, mas elas não sabem as consequencias desse ato.
    Os tipos de radiação ultravioleta que chega na superfície da Terra são os ultravioletas A (UVA) e ultravioletas B (UVB). A UVB causa danos agudos como queimaduras solares, algumas reações de fotossensibilidade. Além disso, a UVB também tem um papel importante no surgimento de manchas na pele e, até mesmo de câncer. A UVA é responsável pela agressão à camada mais profunda da pele, determinando alterações celulares levando a envelhecimento precoce, aparecimento de manchas, lesões pré-cancerosas, e tumores cutâneos. Entretanto, ela também estimula a nossa pele a produzir melanina e, assim, é a responsável pelo aumento da pigmentação da pele, o que chamamos de bronzeamento.

    ResponderExcluir
  6. temos que nos proteger dos raios uv que causam rugas e outros problemas de pele


    josé carlos 9 ano c

    ResponderExcluir
  7. A pele é o maior orgao de desfesa do nosso corpo,por isso devemos cuidar muito bem dela, evitando pegar sol em horas inadequada, usar o filtro solar, nao fazer brozeamento artificial que pode resultar em rugas ,flacidez entre outras coisas etc.
    'vamos nos proteger do sol'
    sylvia emanuele e Isadora Ferreira

    ResponderExcluir
  8. A exposição prolongada ao sol tem seus efeitos bons e ruins. O bom é que a radiação solar ajuda a renovar as células da pele e ajuda o corpo a produzir a vitamina D. Já os efeitos negativos são que exposição ao sol sem proteção e em horários de sol forte causam queimaduras e até cancer de pele. O bronzeamento artificial tambem pode ser perigoso porque emite radiação UVA e não usamos filtro solar na câmara de bronzeamentoo que traz ainda mais riscos pasra a pele. O correto á usar filtro solar de fator compativel com a cor da pele (para os caucasianos principalmente já que os negros têm mais melanina que absorve a radiação solar) e se expor ao sol antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde quando o sol é mais baixo e cria menos risco à saúde de nossa pele.

    Lucas Alexandre Aragão - 9B

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. quem não gosta de pegar um bronze?
    ficar com a pele bronzeada é sinal de boa aparência por isso muitas pessoas exageram o tempo no sol, mas é importante lembrar que esse bronzeamento é uma tentativa do corpo de se proteger dos raios ultravioletas através da produção de melanina e que é preciso tomar cuidado com essa exposição excessiva pois não são poucos os danos causados a pele temos problemas que variam de pequenas queimaduras a câncer de pele. podemos tomar cuidados simples para evitar esses problemas como:escolher horários em que a radiação solar não esteja tão elevada, usar o filtro solar entre outras medidas. Airi carvalho-9º ano A

    ResponderExcluir
  11. Bronzeamento. Todos adoram ficar com uma boa aparência, e uma das formas que encontraram para fazer isso, foi o bronzeamento. O que muitos esquecem é que isso também pode ser prejudicial a saúde. Alguns, por falta de tempo, ou por não gostarem de sol, optam por fazer bronzeamento artificial, que faz tanto mal quanto o natural. O essencial é que as pessoas tomem cuidado, observando o horário, passando protetor, etc...
    Alessandra 9º A

    ResponderExcluir
  12. Bronzeamento que é uma das saída que as pessoas (principalmente as mulheres) usam para melhorar a aparência. Mas isso nem sempre é bom, pois esses raios UV podem causar queimaduras na pele e serias doenças.
    O bronzeamento artificial também tem os mesmos sintomas do bronzeamento natural.
    Para que possamos cuidar da nossa própria saúde, precisamos tomar medidas de prevenção dessas doenças como: o uso de proteção sola, horária adequado para se expor ao sol, saber impor limites na questão do bronzeamento artificial, etc...

    ResponderExcluir
  13. ei kd as postagens sobre espinha?
    a prova é amanha e eu nem tenho o conteudo o professor falo q tava aki e ñ ta irresponsavel d+ esse pofessor

    ResponderExcluir