sábado, 13 de março de 2010

A rotina afasta pais e filhos?

Com um nó na ponta do lençol, que a filha pega na mão, mesmo dormindo. É assim que o analista de sistemas Douglas Cumino se despede da filha Natália, de 9 anos, logo cedo. O gesto foi inspirado em um livro que a menina leu. É a história de um menino que nunca vê o pai, porque ele trabalha muito. “Quando ele acordava, sabia que o pai tinha dado um beijo”, explica Natália, de 9 anos.
Natália deu o livro para o pai para dizer o quanto ele faz falta. “No meio do dia eu não o vejo. De manhã eu não vejo. Na hora do almoço eu não o vejo. À tarde, não vejo”, lamenta a menina, chorando. “Às vezes, dá depressão. A gente fica chateado de não poder acompanhar, de ver lições de casa”, comenta Cumino. [...] “A criança precisa saber porque os pais estão fora, qual o sentido do trabalho, o sentido de suprir a criança, a família, o sentido de realização. A criança deve tomar o trabalho dos pais não só como uma ausência, mas como a presença de uma série de valores que fazem parte daquela família” [...]Eu prometo para você que, todo o tempo disponível que eu tiver, vou ficar com você. E que, 24 horas por dia, você está no meu coração”, promete o analista de sistemas Douglas Cumino para a filha Natália. [história interessante retirada de uma reportagem do Fantástico 05/08/2007].
Como a Natália, quais dicas os filhos podem dar para os pais de como melhorar sua relação afetada pela rotina e corre-corre de hoje em dia?

50 comentários:

  1. Hoje com o dia-a-dia que muitos pais vivem,é bem dificil conviver com os filhos. Logo isso gerá uma rotina que so em determinado horário os pais olham os filhos, isso contribui pra um leve afastamento dos filhos quanto aos pais.
    Isso é considerado um dos casos ocorrentes na adolescência este é a separação dos pais e ganhando um independência própria.

    Yvio Leonnardo 9ºano C

    ResponderExcluir
  2. Alguns fatores podem ser que os adolescentes se identificam mais com pessoas da sua idade, que as compreendem melhor, e pelp fato da adolescencia dos pais ter sido muito diferente , assim eles não sabem muito bem como agir e acabam não compreendendo os filhos.

    Ana Beatriz Adler - 9º ano C

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia muitos pais tem dificuldde de conviver com os filhos e isso os machucam por dntro,eles vao se afastado pouco a pouco e isso é chamado de adolescência ou seja isso é a separação dos país com os filhos,mas também tem outros tipos como evolução da sexualidade,etc.


    Luan Mendonça 9 ano C

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A tendência grupal, manifestações contrárias de conduta e o desenvolvimento de pensamento abstrato contribuem para a separação progressiva dos pais. Além disso a rotina estressante e apressada dos dias de hoje contribuem para afastar ainda mais pais e filhos.

    Pedro Vinicius 9 ano C

    ResponderExcluir
  6. Os filhos se distanciam dos seus pais porque estes procuram a sua identidade ficando mais com seus amigos os botando em primeiro lugar esquecendo da vida a sua volta.


    Eliseu Araujo 9°C

    ResponderExcluir
  7. porque quando se chega na adolescencia eles querem ter sua propria vida,fazer o que quiser na hora que quiser,ser idenpendente e tomar suas proprias decisões.
    9ºC

    ResponderExcluir
  8. A tendência grupal , o pensamento e também quanto mais os jovens crescem mais eles querem ter sua independência , se afastar dos pais porque os amigos os entendem mais e possivelmente estão na mesma situação que ele .

    Bianca Almeida - 9º ano C

    ResponderExcluir
  9. Pois os adolescentes(a maioria) gosta de ficar com seu grupo de amigos porcausa das conversas que são a mesma, e por varios outros assuntos que os adolescentes gostam e os pais nao.

    Rodrigo Albuquerque 9ºC

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. os jovens de hoje em dia estão totalmente mudados . estão cada vez mas se afastando dos pais e da familia . isso é motivo de da convivencia dos dias de hoje .
    Mas isso é totalmente normal de acordo com que eles vão evoluindo vão mudando seu jeito de ser




    jofran e carlos

    ResponderExcluir
  12. que os pais nao tem tempo pros filhos,quando pois o filho tem vergonha de andar com pais eles anda mal arrumado,falademais nao gosta muito dos pais,outras coisa.

    paulo neto

    9 ano c

    ResponderExcluir
  13. Que os dias de hoje os pais tinham conviver mais tempo com seus filhos.E isso gera uma grande rotina que o pai vai olha para seus filhos e isso tem que mudar,os pais vam ter que passar mais dias com seus filhos.Para ele nao sentir sozinho.
    alunos:Rômolo Felipe,Francisco Leonardo
    9ªano "c"

    ResponderExcluir
  14. Na fase da adolescencia muitos jovens possuem o desejo de obter o controle de si mesmo (de sua vida),assim,o adolescente se "revolta" tomando decisões drásticas para se tornar independente.
    CAYLANNE CAMPOS 9 ANO C ,P

    ResponderExcluir
  15. A entrada do adolescente em um grupo faz com que o mesmo e o grupo procure um jeito diferente de se mostrar para o mundo, e muitas vezes os pais não concordam com as atitudes e estilo de vida do tal grupo,criando assim atritos e fazendo com que o adolescente se afaste deles.

    ResponderExcluir
  16. Necessidade de se sentir independente, para alguns andar com os pais é um "mico", sinal de que eles ainda são crianças, além disso, alguns amigos, ainda jogam "piadinha" quando vêem os outros acompanhados de seus pais, por isso os adolescentes tentam se afastar dos pais .
    Ana Júlia R. e Ana Catarina C.

    ResponderExcluir
  17. Nos dias de hoje, a televisão, a internet, as revistas, ae a influencia dos amigos estao cada vez mais incentivando e eslimulando invuluntariamente os jovens a se afastarem mais dos seus pais. Eles perdem o contato, não conversaom, nao perguntam mais suas duvidas, nao saem mais juntos, e ainda tem pouquissimo tempo juntos.
    Cabe aos pais sempre ter uma relação estável, sólida, aberta, sincera sempre manter contato com seus filhos, mostrando o real interesse neles, além de que a confiança também é fundamental.

    Vitor Hugo, 9º Ano C

    ResponderExcluir
  18. A separação progressiva dos pais dá-se devido ao isolamento dos filhos. Em casa o diálogo entre pais e filhos torna-se mais frio e distante,pois geralmente os adolescentes acham que seus amigos os compreendem mais, e preferem passar mais tempo em frente ao computador,ou na Televisão do que manter um diálogo aberto com os pais.

    Carolina Pires e Isabela Morais 9º ano C

    ResponderExcluir
  19. Adolescentes tem uma necessidade primitiva de intelectualizar e juntar-se ao outros de sua idade, e com seu mesmo pensamento. Como, pouco a pouco, a conversa com os pais torna-se obsoleta, e os assuntos não batem. (há um constante choque de idéias)

    Antônia e Marlon 9ªano C

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia como os pais trabalham muitos eles acabam nao tendo muito tempo para seus filhos trazendo tristeza e muito mais para as crianças que não tem nada haver com o que eles passam no seu dia-a-dia de trabalho.
    Normalmente, quando os pais passam a trabalhar muito eles levam os seus compromissos para casa fazendo com aquele pequeno tempo que ele poderia ter com filho por água a baixa para trabalhar mais ainda.

    haley e lara

    ResponderExcluir
  21. Alguns adolescentes se "isolam" dos pais, se tracam no quarto e praticamete moram lá. alguns também consideram seus pais "pateticos", evitando sair com eles em publicos ou com seus amigos.
    Alguns jovens acham que não são mais amados pelos pais, pelo fato de terem irmãos mais novos ou pelo simples fato de serem trocados pelo trabalho de seus pais.
    Os jovens hoje em dia não pasam mais muito tempo em casa, geralmente ficam na casa de algum amigo ou sai com eles, pois não aguenta mais ficar em casa sem nada pra fazer.
    seus pais ficam preocupados por que seus filhos estão se achando independentes mesmo sendo menores de idade.
    Alguns pais recorrem ao psiquiatra, achando que seu filho está doente, mas o que acontece é que os adolescentes atuais não querem mais saber da vida "rotinosa" de ficar em casa e com seus pais.


    @ silvia laleska ramos, 9 ano B

    ResponderExcluir
  22. Um dos fatores principais dessa separaçao sao as regras impostas pelos pais que os adolescentes nao aceitam,a outra coisa dizem que é mico andar com os pais e tambem a falta de atualizaçao dos pais .

    ResponderExcluir
  23. Eu concordo com postagem, pois com os trabalhos de várias horas que os pais tem que ter para sustentar os filhos, o encontro com os pais se torna algo raro e os filhos preciam saber que eles estão presentes, que pensam neles, que os amam para não sentirem abandono, essa ausência é prejudcial para criaças menores princpalmente que tem uma ligação muito forte com os pais.
    Já na adolescência há um outro ritmo de vida e isso leva a comportamentos difenters que os pais as vezes não sabem lidar e, aliada a tendenca gupal de ficar mais com os amigos e a atitude reinvindicatoria de ter mais independencia, leva a separação progressiva dos pais.

    Lcas Alexandr

    ResponderExcluir
  24. ?Muitas vezes os filhos e os pais se afastam porque os jovens de hoje sentem uma necessidade de estar com pessoas que gostam das mesma coisas que eles e que estejam bem informados de assutnos que eles gostam. Larissa C Silva 9° ano B.

    ResponderExcluir
  25. Os pais dos dias de hoje estao cada vez mais ocupados pois eles tem rotinas muito grandes devidos ao seu emprego e outros que nao se adequam quando tem seus filhos e acabam nao tendo muito tempo para eles pois ja estao acustumados com aquela velha rotinaque eles tinham.

    ResponderExcluir
  26. Hoje em dia os adolescente acabam se separando dos pais,mas isso não acontece de um dia para o outro,isso vai acontecendo aos poucos nas pequenas coisas e com essa vida corrida de trabalho dos pais influencia esse distanciamento.Muitas das vezes os pais no seu tempo livre em vez de ficar com o filho acaba descansando,pagando contas e levando trabalho para casa.A solução se consistiria em que os pais tentassem não se distanciar dos filhos e acompanhar a vida dele tanto na escola quanto as relações interpessoais e psicologico.

    Samuel Matias e Daniel Neves Alves.
    9ºB.

    ResponderExcluir
  27. A falta de diálogo em casa, muitos pais não conversam com seus filhos e eles acabam tendo um pensamento muito diferente deles e já acham que são donos da verdade. Nadine Bastos 9° B :D

    ResponderExcluir
  28. sem dúvida a rotina afeta a vida entre pais e filhos, pois mts vezes os pais passam o dia td fora trabalhando para colocar o pão na mesa, sendo que mts vezes não percebem q seus filhos não precisam apenas coisas materiais e sim de afeto.
    Uma solução para esse problema seria os pais tentarem estabelecer uma rotina menos ~movimentada, sobrãndo mais tempo para os filhos, mas´não podemos esquecer que os filçhos na adolecencia contribuem para o afasmento familiar, pois na maioria das vezes preferem não dividir o que é vivenciado fora de casa.

    sylvia emanuele e maria teresa / 9 ano B

    ResponderExcluir
  29. As horas são poucas para administrar tantas tarefas. A cada dia, os pais passam mais tempo fora de casa trabalhando para poder oferecer o melhor, pelo menos o básico necessário, para os filhos. No entanto, a ausência pode ser prejudicial.
    O diálogo aberto entre pais e filhos é essencial para um bom relacionamento, pois, quando o filho é adolescente, precisa se sentir seguro, querido e participativo. E quando é pequeno, para que saiba que pode contar com os familiares.
    Surgindo dai varios comflitos familiares por essa falta de atenção,tendo como consequencia a separeçao dos pais dos filhos. :)

    ResponderExcluir
  30. alguns adolecentes que não tem uma relação amigavel com o pai não tem dialogo ele vão procura informação na rua como os amigos e colegas e alguns uma má influencia e isso acaba se separando dos pais e da familia essa é a causa da separação.

    ResponderExcluir
  31. Atualmente é comum os pais não participarem da vida pessoal do filho, por exemplo, no texto acima o pai nunca esta com a filha por causa do trabalho,mais nem sempre é por isso. Alguns adolescentes acham que os pais não vão entender seus "grilos" por não terem sua idade e por não entenderem como funcionam certas coisas da época, com isso, os pais vão deixando de participar da vida íntima do filho e com o tempo percebem que é como se não morassem na mesma casa porque um não participa da vida do outro.É importante que estejam sempre bem atentos para pequenos sinais visando a solução deste problema (gradualmente).
    Por passarem muito tempo ausente o tempo que eles passam com os filhos não é suficiente pra manter um boa relação com os mesmos.

    Lígia Siqueira e Mary Rolland *---*

    ResponderExcluir
  32. Um dos fatores para isso é a tendência grupal, pois os adolescentes quando estão em grupo se identificam com os outros, e se sentem seguros e com uma boa auto-estima, enquanto em casa eles se sentem únicos e originais.


    Nathália Santos - 9º ano B

    ResponderExcluir
  33. Os filhos querem ser idependentes, poder cuidar de suas próprias vidas, os pais não deixam isso acontecer pois ainda nos tratam como crianças, quando crianças as vezes tems até mais liberdade que na adolescência, a época em que ela é mais necessária.

    ResponderExcluir
  34. Wendell e Pedro disseram:

    hj em dia é inevitavel a separação dos pais com seus filhos, principalmente adolescentes, uma vez que esse buscam sua propria indentidade e conceitos querendo cada vez mais sua independencia. outro fato é a ausencia dos pais, ja que estes devido a uma serie de fatores estão cada vez mais distantes dos seus filhos e isso causa uma separação progressiva dos filhos para com os pais ... xD

    ResponderExcluir
  35. Os adolencentes eles querem saber de informações e precisam tá informado do mundo como drogas,sexo, e outros esse é o papel do pai pra os orientar muitas das vezes esse pais não colaboram então eles acabam procurando essas informaçoes com os amigos e outro então acaba tendo uma separação dos pais

    ResponderExcluir
  36. A seperação dos pais é uma coisa natural. O adolescente a medida que cresce busca jovens da sua idade com quem se identifique, desse ato nasce a tedencia grupal.A rotina do mundo capitalista tambem faz com que os pais percam o afeto com os adolescentes (uma maneira para dizer que o trabalho distancia os dois).
    Lucas e Adriano 9°anoB

    ResponderExcluir
  37. Um dos fatores é a falta de comunicação. Nos dias de hoje os jovens não querem mais conversar, só ficam trancados no quarto usufruindo de jogos, computador e televisão, e os pais não percebem que estão se distanciando dos filhos e quando percebem já é tarde.


    Cássia Melo - 9ºano B

    ResponderExcluir
  38. Às vezes os filhos tem vergonha de falar com os pais, ou os pais não tem tempo, iso diminui o diálogo e aumenta a separação.

    ResponderExcluir
  39. A tendência grupal, manifestações contrárias de conduta e o desenvolvimento de pensamento abstrato contribuem para a separação progressiva dos pais. Além disso a rotina estressante e apressada dos dias de hoje contribuem para afastar ainda mais pais e filhos e Um dos fatores é a falta de comunicação. Nos dias de hoje os jovens não querem mais conversar, só ficam trancados no quarto usufruindo de jogos, computador e televisão, e os pais não percebem que estão se distanciando dos filhos e quando percebem já é tarde.

    ResponderExcluir
  40. no caso dessa menina ela precisa de atenção! por isso ela fica trancada no quarto dela no computador e vivendo na era digital e esquecendo das coisas mais simples assim de distanciando de familiares e amigos . thalyane menezes 9º A

    ResponderExcluir
  41. Como sempre, há sempre comentários de que os pais não entendem os filhos, e os filhos não entendem os pais. Talvez essa frase deve afirmar o dia - a - dia de algumas familias que sofrem com o afastamento dos mesmos, causando desequilíbrio e remoços dentro do ambiente familiar. A puberdade é a pior parte disso, pois é quando os filhos estão amadurecendo e já querem ter sua independência, e mais uma vez vem aquele tal desequilíbro familiar. E as conseqüências são desconfortáveis, onde entra a parte do texto referido.

    Luiz Felipe e Juliana Cristine - 9° ano A no comando de ♣ Gangue do Tomate ♣
    Acesse: http://ganguedotomate.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. A separação progressiva dos pais com os adolescentes ocorre por vários motivos. Um deles é que a vida hoje em dia anda muito corrida. Também os adolescentes tem tendência grupal, ou seja, querem andar com seus grupos de amigos da mesma idade, e não mais com os pais. Outros motivos são a busca de si mesmo e da identidade, as mudanças constantes de humor, etc. Alessandra Maria de Aguiar Xavier 9ºAno A.

    ResponderExcluir
  43. Mundaça de comportamento contantes, mudanças de humor, evolução da sexualidade, conviver com os pais, felicidade dos pais, e ter dialogo sempre com eles.
    Alguns pais acham que os filhos não fazem o que realmente eles imaginem, e acabam se metendo em grandes coisas que não devem, e isso acontece o que não deve, que é a separação dos pais e filhos.

    Giulia e Alana, 9ano A

    ResponderExcluir
  44. A vontade de ter independecia para fazer tudo aquilo que deseja, a tendência grupal que nos leva a ficar mais tempo com os amigos do que com os pais e as varia divergências que existem entre pais e filhos, são fatores que contribuem para o afastamento progressivo do adolecente dos pais.

    Bernardo e Fernanda 9º A

    ResponderExcluir
  45. Sim, eu acho que a rotina leva a separação de pais e filhos, por muitos fatores, entre eles a rotina do dia-a-dia. Também há muito fatores que ajudam nessa seperação, são eles: A mudança de comportamentos constantes, as mudanças de humor, a evolução da sexualidade, a convivência com os pais, a felicidade dos pais e ter um bom dialogo com os mesmos.
    Mariana Diniz 9º ano A

    ResponderExcluir
  46. Hoje em dia os pais e filhos andam muito distanciados por motivos de falta de diagolo,a busca do adolescente por si mesmo e da identidade, pois nesta fase eles eles buscam quem são de verdade e nesse periodo eles acabam se distanciando dos pais.

    Feito por: Mallena, Paloma e Joana

    ResponderExcluir
  47. Existem uma série de coisas que deixam os pais longe dos filhos, trabalho por exemplo.
    Os filhos não tem contato com os pais e acabam perdendo a intimidade com eles, isso prejudica bastante por que na adolescencia pois temos duvidas, perguntas que só podem ser respondidas ou auxiliadas pelos pais.
    Os jovens sentem falta, com certeza, e procuram ajuda de outros jovens para responder suas duvidas e isso não é bom por que eles não tem experiencia.
    Renan Abdon, Gabriel Abreu, Lucas Gabriel 9 ano A

    ResponderExcluir
  48. hoje em dia os pais estaos muito distantes dos seus filhos ,mais a culpa naao sao so dos pais pois os adolescentes taao tbm distantes.

    camila helena

    ResponderExcluir
  49. encerrado para avaliação...mas, se quiserem postar não há problema.

    ResponderExcluir