terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Somos todos doentes?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), "a saúde é completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade". Essa definição, amplamente conhecida e aceita em todo mundo, torna a saúde, de certa maneira, um ideal inatingível. [Trecho retirado do livro Programas de Saúde de José Luiz Vasconcellos e Fernando Gewandsznajder]. Aguardo comentários.

54 comentários:

  1. Hoje em dia quase ninguém tem uma saúde completa por vários fatores: a preferência por alimentos não saudáveis a ausência de alimentação e estruturas de vida devido a extrema pobreza, falta de hábitos esportivos (vida sedentária) ou esforços exagerados ,trabalho excessivo causando cansaço, estresse e conseqüentemente mal-humor que segundo alguns médicos é extremamente maléfico a saúde pois diminui a quantidades de endorfina e essa diminuição desequilibra todo o organismo,os lugares que freqüentamos que tem um ar de má qualidade e muitos outros fatores. A escola é um dos únicos lugares que além de um bem estar mental (aprendizagem) estimula o social (amigos) e traz um bem estar físico através da educação física e esportes oferecidos.podemos concluir então que são poucas atividades que abrangem todo esse conceito de saúde por isso precisamos variar nossa rotina para que sejamos completamente saudáveis.Airi Carvalho Mendonça - 9º Ano A

    ResponderExcluir
  2. A saúde depende de vários fatores, e não somente da falta de doenças. Na verdade a saúde depende do bem-estar fisíco, social e mental do ser humano. Hoje em dia é muito difícil atingir esses objetivos devido ao estresse da sociedade moderna. Pedro Vinícius 9º C

    ResponderExcluir
  3. Levando em consideração a colocação feita pela OMS , hoje em dia, é muito dificil encontrar pessoas completamente saudaveis. No mundo em que vivemos, em uma correria constante, é dificil conciliar os tres itens. Nossa saúde fisica, é diariamente afetada pelos nosso maus habitos, como não comer corretamente, tomar remédios por conta propria ( sem receita médica ), falta de higiene , correndo entao os riscos de adquirir várias doenças. A saúde mental sofre os efeitos do extresse , devido a congestionamento de trânsito , confusões na escola e trabalho, etc. Para finalizar, o fator Social tambem sofre consequencias dos atos citados acima. Frequentando lugares em que não nos sentimos bem, a sociedade, cada vez mais exigente em parceria com a mídia, cria um esteriótipo de beleza, maneira de se portar, o que ter , o que fazer ...Com isso, muitas pessoas se sentem cada vez mais excluídas do proprio lugar onde vivem. O que na minha opinião , nos leva a concluir que hoje em dia, infelizmente, a maioria das pessoas vive doente.

    Ana Beatriz Adler - 9 ano C

    ResponderExcluir
  4. O bom humor causa pensamentos positivos que faz com a pessoa se expresse bem !

    Uma pessoa mal humorada é claro que não vive bem a todo tempo trata mal as pessoas, fica naquela tensão constante e passa isso para os outros .
    Uma pessoa bem humorada esta quase sempre rindo e pra quem ñão sabe rir faz muito bem a saúde.
    O bom humor é a resposta que o corpo dá por estar bem, pois produz mais endorfina um hormônio responsavél pelo relaxamento, tranquilidade, etc .

    Ana Catarina Câmara e Bianca Sabrina Noleto .

    ResponderExcluir
  5. hoje em dia ninguem nao se importa com saude.as pesoas so querem comer coisas que faz mal a saude mais podemos fazer o que?sempre que as coisas que faz mal sao boas.

    Para a Saúde Mental, os DALY evidenciaram uma realidade crítica e mostraram que os transtornos psiquiátricos e neurológicos figuravam entre os problemas mais importantes que concorrem para o aumento da morbidade mundial”, declarou a Drª Brundtland em Beijing, durante uma entrevista coletiva à imprensa.

    Paulo Neto 9 ano C

    ResponderExcluir
  6. Existem pessoas que moram em edificios com janelas fechadas e ar-condicionado, então isso pode se tornar perigoso no dia-a-dia, porque aquele ar que respiramos pode estar acompanhado por varias substancias tóxicas e invasores que podem nos fazer mal e trazer doenças. Queremos ter bastante saúde tanto mental, quanto social e físico, sem adquirir doenças que só irao nos prejudicar. Tem pessoas que até faltam trabalho devido a dores de cabeça e infecções respiratórias, por causa da poluição que existe no ar que nós inspiramos. Se tentarmos evitar isso, vamos adquirir saúde e bem-estar esses tipos de casos ocorrem muito tanto em edifícios simples até os mais modernos.

    ResponderExcluir
  7. a concepçºao de processo saude doença tem evoluido consideravelmente de maior vinculaçºao com as doenças e a morte isto +e aprossimaçoe negativas ate consepçºoes mas vinculadas a qualodaee de vida de uma populaçao, um ponto de encintro, um produto social , ou seja uma aprocimaçao positiva. JOSE CARLOS NONO ANO C

    ResponderExcluir
  8. Lugares fechados prejudicam à saúde, pois não há ventilação necessária, facilitando a propagação de doenças.Pode se citar os prédios onde há pessoas trabalhando e salas de aula. O que se pode fazer para evitar isso, é alternar dias abrindo as janelas e desligando o ar - condicionado, e fazendo o contrário no outro dia

    ResponderExcluir
  9. As pessoas hoje em dia procuram ter sempre mais colegas para poder nao ficar sozinhas.mas ela precisa ter tabem varaiosamigos para poder tambem nao ficar doente dentro de casa no computador por issso as pesssoas procuram sair cada vez mais para poder si sentirem otimistas bem saudavel e ter mais relacionamentos
    Gabriel Santos Coelho 9 ano B

    ResponderExcluir
  10. Hoje no mundo em que vivemos com avanços tecnologicos, de conhecimento e de varias outras coisas, mas algo que deixamos largada é a nossa saúde.
    Como foi citado no texto 2''O corpo é considerado uma máquina e cada orgão uma peça para o funcionamento de engrenagem, ou seja , a doença acontece no plano fisico,aloja-se em um orgão e assim de deve ser tratado ou reparado''
    A saúde não bem só a ver com atividades fisicas, comer bem ou outrascoisas, mas também com doença e hoje com avanços tecnologicos na medicina prolongamos mais nossa vida.
    Devemos também deixar a mente e o humor bem que melhoraa nossa saúde,pois liberariamos mais hormônios de felicidade que nos deixa mais resistentes a doenças.
    Samuel Taier Matias Costa. 9ºB

    ResponderExcluir
  11. Saude é uma condição em que um individuo ou um grupo de individuos é capaz de realizar suas aspirações,satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente.A saude é um recurso para vida diaria;e não um objeto de vida;é um conceito positivo efatizando recursos pessoais e sociais,tanto quanto aptidões fisicas

    ResponderExcluir
  12. o bom humor faz bem a saude que devido a pessoa estar feliz , ela estar de bem com tudo.As pessoas devem pensar sempre no lado positivo das coisas mesmo q seja ruim.O bom humor é de saude tanto interna quanto externa.

    ResponderExcluir
  13. O texto 3 fala sobre as doenças da cidade, as pessoas, hoje em dia, temalergia ao trabalho ou em lugares feichados com muitas pessoas sem circulação dar em ambientes assim é facil pegar uma doença basta alguém espirrar porém lugares assim não só prejudicam a saúde fisica assim como a mental, ninguém que passa o dia inteiro sentado e trancado em um lugar feichado pode estar em bem estar fisico e mental, fica com um completo desgaste e desanimo rezando para o final de semana chegar.
    Lucas de Cássio, 9°B.

    ResponderExcluir
  14. O bom humor é muito para importante para uma pessoa viver bem, pois a pessoa que é bem - humorada fica bem socialmente, fisicamente e mentalmente, socialmente porque toda pessoa que é bem humorada consegue se comunicar e se expressar com outras pessoas, mentalmente porque ela nao vai se estressar facilmente.

    ResponderExcluir
  15. Acreditamos que com o bom humor as pessoas ficam mais otimitas,dispotas a enfretar os problemas
    da vida e muitas vezes transmitem para outras pessoas,fazendo com que elas consigam uma vida
    mental e social boa!

    Ana luisa e Itaisa
    9°ano b

    ResponderExcluir
  16. A saúde garante um bom funcionamento do corpo humano, por isso é importante que tenhamos uma boa rotina para evitar doenças que possam nos atrapalhar socialmente, impedindo de realizar tarefas físicas e mentais. Com a saúde em bom estado, o bom humor vem à tona, assim dando uma sensação de relaxamento ao dar risadas, por causa da endorfina, onde indica o bom funcionamento do corpo.

    ResponderExcluir
  17. O bem-estar não depende só da saúde do corpo , mas tambem da saude da mente, o pensar positivo melhora o bem-estar , liberando mais endorfina , que relaxa o corpo e melhora a saude. Pensar negativo é prejdicial à saude, pois libera adrenalina que causa vários efeitos para o corpo. O indivíduo bem-humoradotem maior flexibilidade para resolver problemas, já o mal-humorado é angustiado e acaba descontando nos outros, prejudicando seu bem-estar social, então ele percebe o erro e fica com o humor pior ainda.
    O corpo é um conjunto de varias peças, cada uma delas realiza uma função vitale todas estão interligadas, ou seja, se alguma parte do corpo sofretodas as outras sofrem e a solução é repará-lo o corpo afeta a mente e a mente afeta o corpo.
    No mundo de hoje a saude depende não só depende do corpo, mas tambem da saude mental e social, por isso existem os hobbies, para dar relaxamento à mente e as atividades físicas que não só ajudam o corpo como tambem fazem a mente ficar saudável.
    Os edifícios mais modernos são considerados doentes, pois eles tem uma péssima ventilação e nesse tipo de ambiente fechado circulam substâncias tóxicas que causam danos aos fencionários que passam horas lá dentro, por isso é comum os funcionários terem dor de cabeça, alergia e faltar ao trabalho, não por preguiça, mas pelos efeitos que o prédio doente exerce sobre eles, atrapalhando seu bem-estar.

    ResponderExcluir
  18. WENDELL... DISSE...

    segundo a OMS ( ORGANIZAÇÃOMUNDIALDA SAÚDE ) uma pessoa saudavel é aquela esta bem psiclogicamente,socialmente e fisicamente,ao contrario que muitas pessoas pensam esta saudavel não é só ficar livre de doenças mas sim esta de bem consigo mesmo.

    o bom humor ajuda muito com o bem estar mental e social pois assim a pessoa fica mais a vontade parab se expressar ou conviver com o meio.

    De acordo com a medicina academica o nosso corpo funciona como uma maquina se um orgão vai mal todo corpo vai mal.

    O nosso conceito de saude varia ao longo dos anos quando somos crianças saude para a gente é poder correr,brincar,pular´... porém quando alcansamos a 3º idade a nossa saude é não sentir dores.

    Hoje em dia as pessoas estão procurando outros meios de ficar saudáveis como: a yogha a acumputura e outros meios visando uma saúde melhor

    ResponderExcluir
  19. Estar bem de saúde é ter uma boa alimentação, praticar exercício diariamente, ter uma boa vida social, etc. Para algumas pessoas estar bem significa não ter doenças mas não é bem assim. Com o tempo nós buscamos um jeito de melhorar nossa saúde, fazendo cirurgias, auto medicação etc. Ter um bom cuidado com a nossa saúde, pode evitar o organismo de contrair uma doença grave, que o impeça de realizar suas funções.

    Cassia Mello - 9ºano B

    ResponderExcluir
  20. Na forma pratíca saúde em bem descutida hoje, pois tipo é uma coisa muito importante pra vida das pessoas hoje.
    Logo pode se melhorar a saúde que temos hoje para vivermos melhor, de uma forma que nós iremos apraveitar mais a vida.
    Para que isso acontece deveriamos ter nosso três fatores vitais em perfeito estado, por isso que hoje em dia não a um bom aproveitamento disso, pois não ficam em bom estado esses três fatores.

    Yvio Leonnardo 9° ano C

    ResponderExcluir
  21. Como o texto cita bom humor é uma coisa fundamental na vida de todos.Ser humano é inspirados pelos outros por isso é tão fÁcil sorrir ao ver outro sorrir,isso funciona como se fosse um "espelhos",além disso cria um bom aspecto,também trás benefícios para o corpo como a liberação de um homônio chamado endorfina que cria um sensação de bem esta físico e mental,além disso ele tabém controla a pressão sanguínea e o sono.Diferente de bom humor o mau humor causa sérios malefícios ao saude tal como angustia que acaba provocando a liberação de adrenalinaoque te trás palpitação,irritimia cardiaca,mãos frias,dores de cabeça,dificuldades na digestão e até mesmo irritabilidade oque faz você trata pessoas sem terem culpa por coisas absurdas que elas não fizeram e depois a sensação de arrependimento vem e você fica pior do que ja estava. Para um ser humano ser saudevel deve haver um equilibrio social,fisico e mental.

    ResponderExcluir
  22. *Juliana Cristine P. Dias 9°ano A (texto acima )

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. A saúde deve ser entendida em sentido mais amplo como componente ds qualidade de vida. É um bem e um direito de todos nós. Nem sempre a saúde representa a mesma coisa para todas as pessoas, dependerá da época , lugar e classe social.
    Logo, a saúde pode atribuir vários significados, caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica equilibrando o bem-estar do ser humano.


    ~
    “A saúde é um estado de total bem-estar físico, espiritual e social e não a simples ausência de doenças e padecimentos.”
    (Definição da Organização Mundial de Saúde OMS)

    *Caylanne Campos e Lara Ritta A. 9° ano C

    ResponderExcluir
  25. O bem-estar mental consiste no equilíbrio, consiste em cumprir seus deveres com organização. Este equilíbrio acaba tendo influência no bem-estar social, pois com organização a pessoa fica com bom humor, naum fica com aquele típo estresse de quando não se consegue cumprir suas obrigações a tempo, então isso leva a pessoa a ter mais momentos de prazer e alegria, o que leva a outro fato que é o de que rir faz bem não só para o lado mental, como para o físico, além disso, rir é contagioso, ou seja, além de você se sentir bem, fará outra pessoa ter essa sensação. Assim o ideal de saúde vai aos poucos sendo alcançado.

    Catarina Lobato-9º ano A

    ResponderExcluir
  26. Antigamente os medicos só se preocupavam com o bem estar físico,mais estudiosos descobriram que Para ter um qualidade de vida o ser humano deve ter uma saúde física,mental e social,pois quem está mal mentalmente não vai conseguir durante muito tempo ter uma boa saúde física o que pode atrapalhar ser convívio social.Um bom ambiente de trabalho ajudar a você viver melhor,pois quando você gosta do seu trabalho e sente bem você se relaciona bem com seus amigos de trabalho e com o seu chefe, trazendo um bem estar mental e social.Esse novos edifícios modernos comerciais e empresariais muitas vezes apresentam dificuldade na circulação do ar,pois eles só apresentam um ar artificial (ar-condicionado)atrapalhando no seu bem esta mental.
    Os idosos devem praticar exercícios físicos para seu bem estar físico mais deve ser acompanhados de amigos para dar alegria ao praticar esses exercícios alcançando esse sistema de saúde que muitos querem.Foi feito experiências com animais como o cachorro e gato e idosos,os idosos que possuem animais de estimação que traz para os idosos muita alegria e distração.Os especialistas dizem que os idosos devem ter um animal pois eles se refletem em saúde.
    O humano tem que praticar esportes,tem que ter amigos e fazer o que o deixa feliz assim vai alcançando aos poucos a saúde tanto desejada
    Mathews Resplandes Batista Batista 9 ano-B

    ResponderExcluir
  27. Nos dias de hoje, tornou-se muito difícil estar totalmente saudável. Doenças? Não! Não é na simples ausência delas que nos farão saudáveis!

    Para estar saudável não é apenas necessario estar bem fisicamente, mas também mental e socialmente. O bem-estar social se dá a partir de quando voce está confortável no ambiente social. O bom-humor e a realização social ajudam a estar saudável nesse aspecto.

    Para estar bem mentalmente, é necessario estar sem preocupações e extress, ou seja, estar livre dos problemas e estar em harmonia consigo mesmo e com suas atitudes. Para estar bem fisicamente, aí sim, é necessário estar imune de doenças, estar numa forma física saudável, ter um bom condicionamento, etc.

    Portanto, conclui-se que todos, nao importa a idade ou sexo, podemos estar saudável. As crianças, tendo uma alimentação saudável, cumprindo com seus deveres conscientes, e os idosos sempre praticando exercícios físicos e exercitando sua mente, alé de estar num ambiente aonde é bem aceito.

    Temos que cuidar de cada parte do corpo como se foss única, afinal, se um orgão vai mal, todo o corpo vai mal, assim como os aspectos que definem quando uma pessoa está saudável. Podemos nos tornar mais saudáveis beem simplesmente, como por exemplo, evitar o ar condicinado, comidas com agrotoxicos, extress, etc, quando surgir sintomas parecidos, basta elimina-los.

    Sáudável é difícil ? talvez, mas bem possível, basta cada um cuidar de si.

    Vitor Hugo e Isabela Moraes, 9º ano C

    ResponderExcluir
  28. De acordo com a OMS, a mairia dos prédios da atuaidade não fz bem à saúde, pois não traz bem-estar físico,mental e social
    Esses prédios são fechados usam ventilação artificial,que prejudica a saúde dos humanos que os frequentam,que precisam de ar fresco.As pessoas que moram ou trabalham nesse prédios tem dores de cabeça,de garganta,ficam resfriados frequentemente.
    Esses prédios são conhecidos como prédios doentes,e tambéam fazem com que o ser humano adoeça.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. No mundo em que vivemos a tecnologia nos ajuda a fabricar medicamentos naturais provenientes de ervas, frutas(vitaminas),organismos vivos.
    A saúde esta proveniente também em corridas matinais,exercios aerobicos,musculação e é claro esportes.
    Muitas pessoas perdem seus tempos comendo gorduras e frituras,aumentendo doenças como diabetis e hinpertação e outros derivados.

    ResponderExcluir
  31. De acordo com a OMS, "A saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausencia de doenças ou enfermidades". O bom humor faz bem para saúde. Segundo os especialistas que estudam o humor a sério, trata-se do maior segredo para viver bem. "Um indivíduo bem-humorado sofre menos porque produz mais endorfina, um hormônio que relaxa".Quanto mais bem humorado você está, maior o seu bem-estar e, consequentemente, mais bem humorado você fica. "Um indivíduo mal-humorado fica angustiado, o que provoca a liberação no corpo de hormônios como a adrenalina. Isso causa palpitação, arritmia cardíaca, mãos frias, dor de cabeça, dificuldades na digestão e irritabilidade". A OMS criou o termo Síndrome do Edíficio Doente porque existem pessoas que tem alergia ao trabalho,mais os doentes não são as pessoas e sim os edifícios. Lá dentro, invisíveis, podem conviver ar de má qualidade com ventilação inadequada, produtos tóxicos liberados de carpetes e madeiras compensadas, fumaça de cigarros, temperatura ora fria, ora quente demais.
    Alessandra M. de Aguiar Xavier. 9º Ano A

    ResponderExcluir
  32. Saúde é o próprio bem estar, seja ele físico e/ou psicológico. É ter uma alimentação balanceada, fazer exercícios físicos e levar uma vida sem muito extresse. É viver bem com todos e saber aproveitar a vida da maneira certa. Essa é a relação com o conceito de saúde.

    ResponderExcluir
  33. A saude não depende somente do nosso bem esta fisico porque para termos o ideal depende do equilbrio e do que nós se alimentamos

    ResponderExcluir
  34. A saúde é contratempo para a nossa vida, ao mesmo tempo que estamos fazendo algo temos que estar sempre atentos à nossa saúde em geral. De acordo com isso, a maioria da população mundial dizem não saber sobre esse assunto, pois enquanto estão "levando suas vidas", não estão cuidando da sua saúde.
    O estranho é que são produzidos textos, campanhas, etc. E mesmo assim as pessoas não se sensibilizam e dizem que toda essa "história" não tem nada a ver com o dia - a - dia delas.
    Mas, nada ainda está perdido, e o principal é que devemos levar a sério nossa saúde, pois sem ela não existe vida. E reproduzindo de modo geral as simples palavras da OMS: CUIDE DA SUA SAÚDE!

    Giulia, Joana e Luiz Felipe - 9ºA

    ResponderExcluir
  35. A doença é algo que pode ser tratada,em bom humor lembrar que o humor influencia muitona saúde se a pessoa esbaja bom humor ela terá uma boa saúde já se ela sempre tiver um humor ruim.obviamente viverá prejudicada,mas tem que ter a dose certa,tanto de alegria quanto de "veneno".porque nada vem excesso faz bem

    Alana CArvalho e Juliana Araujo 9A

    ResponderExcluir
  36. a saúde não quer dizer apenas que os orgãos das pessoas estão bem, isso porque a pessoa bem- humorada produz um hormonio chamado endórfina, que é um hormonio que relaxa, ja a pessoa mal-humorada produz um hormonio chamado adrenalina, que faz com que a pessoa tenha dores de cabeça, palpitação, arritmia cardíaca,etc.
    Mallena Cristina-9º ano A

    ResponderExcluir
  37. Cada texto tem um conceito diferente sobre saúde, na minha opinião o texto 2 traz um pensamento ou conceito mais filosófico e mais concreto.Nesse caso ele diz que o nosso corpo é como se fosse uma máquina,e cada orgão é como se fosse uma peça. Já o texto 1 diz que o segredo para ter uma boa vida é ter um bom humor.
    Os dois textos podem até parecer, com conceitos diferentes da OMS( Organização Mundial de Saúde),mas ambos acabam dando no mesmo.

    Lucas Gabriel e Christiano Cavalcante 9°ano A

    ResponderExcluir
  38. Com base no conceito da OMS, podemos observar que hoje em dia todos nós somos doentes pois devido às novas tecnologias e o extresse do cotidiano a nossa saúde é afetada de modo fisico, mental e social. De modo físico pois nos alimentamos mal e do sedentarismo devido a correria do dia-a-dia, de modo mental devido ao extresse do trânsito, do trabalho, da escola e isso tudo afeta a saude social.

    ResponderExcluir
  39. Stress , as mulheres sofrem mais: Como stress sempre foi associado às pressões da vida profissional, os especialistas acreditavam que os efeitos do desgaste físico e emocional eram compartilhados em pé de igualdade por homens e mulheres. Um estudo brasileiro mostra, pela primeira vez, que a realidade é outra. Quando as tensões do dia-a-dia se acumulam e o organismo dá o seu sinal vermelho, são as representantes do sexo feminino que mais sofrem. Pesquisa realizada em conjunto pelo Centro Psicológico de Controle do Stress e pela Pontifícia Universidade Católica, PUC, de Campinas, apurou que, da idade escolar à aposentadoria, elas baqueiam mais do que eles. Em algumas faixas etárias, a diferença entre os dois sexos é espantosa. Dos 23 aos 45 anos, idade em que a carreira profissional está a todo vapor, o stress afeta quase o dobro de executivas em comparação aos homens com responsabilidade similar. A partir dos 15 anos, as mulheres também apresentam níveis significativamente mais elevados de stress do que os homens: do total de estressados, 65% são mulheres que já enfrentaram um ataque de nervos, contra 35% de homens.

    http://veja.abril.com.br/220999/p_072.html

    ResponderExcluir
  40. A OMS determina que a saúde é o perfeito bem-estar físico, mental e social, logo isso influencia bastante o desempenho da máquina (ser humano), pois o que é o corpo sem um comando central em bom estado?
    A melhor atividade que envolve o que a OMS determina é a prática de esportes, já que exercitamos a musculatura, o lado social (se for um esporte coletivo) e mental.

    Bernardinho & Claudinho 9º ano A

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. O bom humor é ótimo para a saúde. Procurar ver o lado bom das coisas ruins, trata-se do maior segredo para viver bem. Para encarar os acontecimentos ruins não garante apenas de algumas risadas: pode fazer bem para a saúde. O bom humor é a expressão de que o corpo está bem, quanto mais bem humorada você está, melhor o seu bem-estar, consequentemente, mais bem-humorado você fica.
    Mesmo que não houvesse tantos benefícios no bom humor,os efeitos do mal humor sobre o corpo ja seriam suficientes para justificar uma busca enorme de motivos para ficar feliz.
    Para a medicina o corpo é uma máquina, e os orgãos são coo peças, quando uma peça não funciona o corpo começa a enfraquecer.
    Muitas pessoas tem alergia ao trabalho, mas não por serem preguiçosas,mas sim ao prédio. Lá dentro,invisiveis, podem conviverar de máqualidade com ventilação inadequada, produtos tóxicos liberados de carpetes e madeiras compesadoas, fumaça de cigarros, temperatura ora fria, ora quente demais.
    Quando a concepção de maior viculação com as doenças e a morte, são aproximações negativas, concepções mais vinculadas à qualidade de vida de uma população, um ponto de vista, um produto social, são aproximações positivas.

    Mariana Diniz dos Santos 9 ano A

    ResponderExcluir
  43. SAIBA COMO EVITAR O STRESS
    A melhor forma de não se estressar com as coisas boas, é saber lidar com elas. "Planejar, saber dinamizar as coisas é o melhor jeito de evitar o estresse" recomenda a psicóloga Marise Bassani. Segundo a doutora, é importante se organizar, marcar horários para fazer as coisas e algumas vezes reservar um tempo livre para descansar.
    No trabalho, procure quebrar o ambiente maçante. Colocar uma planta na sua mesa ou fotos de pessoas queridas ajudam muito. Quando o serviço estiver muito corrido, procure reservar um tempo para descansar, nem que seja só um pouquinho.

    Uma opção é escutar música, mas isso pode variar muito de pessoa para pessoa. "Cada pessoa tem que saber que tipo de música é melhor para ela" lembra a psicóloga. Para pessoas que adoram dançar, escutar música clássica pode deixá-las mais nervosas. Nesses casos o melhor pode ser sair para se divertir. Para outras pessoas, a recomendação pode ser escutar jazz, rock ou até mesmo um samba.

    Ao sair do trabalho, o importante é pensar em outras coisas, aliviar a cabeça. As opções podem ser desde sair com os amigos, dar um passeio, até tomar um banho relaxante ou ler um livro. Cada pessoa deve procurar a sua forma de aliviar a rotina. Nos casos mais graves, procurar ajuda de um psicólogo pode ser uma solução.
    Giulia, Joana e Luiz Felipe

    REPORTAGEM - http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI477978-EI1521,00-Saiba+como+evitar+o+estresse.html

    ResponderExcluir
  44. O bom humor é, antes de tudo, a expressão de que o corpo está bem. Ele depende de fatores físicos e culturais e varia de acordo com a personalidade e a formação de cada um. " Um individuo be-humorado sofre menos porque produzmais endorfina, um hormonio que relaxa", diz o clínico geral,Antônio Carlos Lopes, da Universidade Federal de São Paulo.Mais do que isso: a endorfina aumenta a tendencia de ter bom humor. Ou seja, quanto mais bem-humorado você está, maior o seu bem-estar e, consequentemente, mais bem-humorado você fica. Eis aqui um circulo virtuoso, que Lopes prefere chamar de "feedbackpositivo".
    Paloma gomes dos santos9 ano A

    ResponderExcluir
  45. Bom, séra que realmente sabemos se estamos doentes ou não? Essa é uma difícil questão que as vezes nem ligamos.
    O Texto 2 fala que: 'o corpo é uma máquina e cada orgão é vital para o seu funcionamento'
    Sim, correto. Porém podemos estar bem com nossa saúde interna, mas doença não pode ser considerado apenas isso, de acordo com a OMS.
    Temos que levar em conta nosso estado físico, mental e social e tentar manter-lós positivos.
    Para isso acontecer temos que saber de acordo com nosso dia-a-dia como manter em equilíbrio.

    Gabriel Abreu e Renan Abdon - 9º A

    ResponderExcluir
  46. doenças de concreto e vidro
    hoje em dia, pessoas que trabalham em empresas , hospitais e escolas , não usam mais a janela aberta para a ventilação, e sim ar condicionado para dar um clima mais agradável ao ambiente.
    Mas esses ambientes geram doenças graves e contagiosas. com isso, as bacterias e os virus ficam aprisionados nesse lugar , pois não tem pra onde escapar. Por causa disso, as pessoas que trabalham ali ficam doentes mais rapido.

    Marina rolland e silvia laleska

    ResponderExcluir
  47. Acredito que o bom humor é essencial e a base para a felicidade, saúde e bom humor não só do individuo mais como para os que o rodeiam é a tranqüilidade, a saúde e o bem estar da mente. Como muitos sabem a sociedade atualmente vem buscando a realização mental, ou seja, as coisas que lhe agradam, mas ao fazerem isso acabam esquecendo-se de cuidar do resto do organismo tanto internamente como o exterior. Outras pessoas são ao contrario! É importante saber conciliar os dois e são poucos os que conseguem, é por isso que hoje em dia é comum encontrar pessoas tentando ajudar as outras com métodos variados. Isso nos leva a pensar se os métodos atuais são melhores que os usados antigamente e a conclusão é obvia: os dois tem seus pontos bons e ruins, a sociedade ainda não encontrou uma coisa que satisfaça a todos pois cada individuo reage aos métodos de forma diferente. Se um dia conseguirmos isso alcançaremos o topo do bem estar físico e mental.
    Lígia Siqueira :D

    ResponderExcluir
  48. Por quer os pais a cada dia estão mais distantes dos filhos ?
    = Devido só pensar no trabalho, para dá do bom e do melhor porem esquecem de nos dá amor, atenção, serem mais compreenciveis, e as vezes reclamam por causa de minimos detalhes, brigam por tudo, e nos acabamos tendo um pouco de magoa, isso acaba tendo distanciamento entre ambos.
    Ana Caroline Assunção e Antonina Linhares

    ResponderExcluir
  49. a época tem bases diferentes,pensamentos diferentes,um dialógo com propostas e soluções de problemas atuais.
    Com esse problema em vista acontecera as brigas e os desintendimentos acontecendo ate coisas dessastrosas.
    Por isso ocorre bastante brigas entre pais e filhos.

    ResponderExcluir
  50. Relação entre pais e filhos:


    Cabe aos pais o papel de educar os filhos. A educação é a condição básica para o convívio social. Educar implica o uso de autoridade para estabelecer limites; dar ordens e proibir o indispensável que possibilite à criança controlar sua impulsividade: toda criança nasce egoísta; ela passa a respeitar o outro através da educação, disciplina, mas, principalmente, pelo exemplo dos pais. As crianças sempre identificam-se com um dos pais, e fazem o que esse adulto faz (ex.: a menina veste-se como a mãe).



    Quando os filhos são pequenos, os pais sempre decidem "o que", "como" e "quando"; ou seja, eles têm plenos poderes sobre seus filhos e por eles tomam as decisões que julgam corretas. A criança vive cômoda e prazerosamente nesta relação de dependência, com suas necessidades básicas satisfeitas e papéis claramente definidos. Mas, quando os filhos chegam à fase da adolescência, surge, na maioria das famílias, uma série de conflitos entre os pais e os filhos!

    Christiano Cavalcante e Cláudio Bittencourt 9º Ano A

    ResponderExcluir
  51. encerrado para avaliação...mas, se quiserem postar não há problema.

    ResponderExcluir